metropoles.com

PF investiga vereador do PA por esquema de propaganda eleitoral ilegal

Político seria administrador de um grupo no WhatsApp criado para organizar a distribuição de propaganda ilegal no dia 2 de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022
1 de 1 urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) investiga um vereador de Ananindeua, no Pará, por distribuição de propaganda eleitoral ilegal no primeiro turno das eleições. Nesta quinta-feira (20/10), foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal da cidade.

De acordo com a PF, o político seria administrador de um grupo no WhatsApp criado para organizar a distribuição de propaganda ilegal no dia 2 de outubro. A corporação não divulgou o nome do envolvido.

Batizada de Operação Batelada, a ação desta quinta é um desdobramento de um Termo Circunstanciado de Ocorrência lavrado pela PF contra uma pessoa flagrada fazendo boca de urna.

Após ser detido, o homem enviou a mensagem “Me pegaram” no grupo de WhatsApp. Depois, ele tentou excluir os grupos para evitar rastreamento pela polícia. Com o homem, a PF encontrou R$ 72 e santinhos enrolados para distribuição, “possivelmente onde seriam inseridas cédulas de dinheiro”.

“Não havia evidências mais fortes sobre compra de voto, por isso a autuação foi apenas pela propaganda irregular”, informou a corporação.

Além dos mandados de busca e apreensão, a PF quebrou o sigilo dos telefones utilizados pelos envolvidos para identificar os responsáveis pela manutenção dos grupos.

“O termo ‘Batelada’, que dá nome à operação, é usado para representar grande quantidade, em alusão ao número de pessoas que são arregimentadas e de forma organizada em grupos de redes sociais para praticarem condutas ilegais no dia das eleições”, informou a PF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?