Pacheco diz que “não há hipótese” de militares apoiarem eventual golpe

Presidente do Congresso e do Senado participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (16/5)

atualizado 17/05/2022 6:11

TV Cultura/Divulgação

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, nesta segunda-feira (16/5), que “não há hipótese” de as Forças Armadas apoiarem o presidente Jair Bolsonaro (PL) caso ele não aceite os resultados das eleições presidenciais deste ano.

A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. “Não há hipótese de amparo a  iniciativas sem previsão na Constituição”, explicou o parlamentar.

“Tive alguns encontros com Exército, Marinha, Ministério da Defesa; todos com uma relação cordial e constitucional. Não houve em nenhuma hora uma crítica veemente [ao processo eleitoral]”, declarou.

Pacheco tem reagido aos ataques ao Judiciário, à democracia e ao processo eleitoral, mas sem citar Bolsonaro. “Meu papel é com teses, com causas e não com pessoas”, respondeu, quando questionado sobre o motivo de não citar o presidente da República.

“É inimaginável pensar também que a essa altura nós estejamos a defender instituições, a defender o Poder Judiciário de ataques absolutamente sem fundamento algum, sem laço probatório, sem razoabilidade”, afirmou o parlamentar em evento na semana passada.

O presidente do Congresso Nacional ainda defendeu que a sociedade brasileira tem a obrigação de se unir durante este período “de certa instabilidade, de ataques antidemocráticos, de arroubos que parecem popular pra um determinado grupo, mas que na verdade são atentados muito nocivos à sociedade brasileira”.

Participaram da bancada do Roda Viva, nesta segunda-feira, a jornalista e apresentadora do programa, Vera Magalhães, a diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, o editor do Painel da Folha de S.Paulo, Fabio Zanini, a editora-executiva do Estadão em Brasília, Andreza Matais, o âncora da Rádio CBN e colunista do jornal O Globo, Carlos Andreazza, e Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida.

Veja a entrevista na íntegra:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias