metropoles.com

Genial/Quaest: Castro tem 31% para o governo do RJ; Freixo, 21%

A distância entre os dois candidatos subiu para 10 pontos percentuais. No levantamento anterior, diferença era de seis pontos

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles
1 de 1 Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (15/9), revela que a distância entre o atual governador Cláudio Castro (PL) e o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB), aumentou para 10 pontos percentuais.

O atual titular do Palácio da Guanabara tem, no primeiro turno das eleições, 31% do eleitorado, enquanto Freixo está com 21%. No levantamento anterior, de agosto, Castro tinha 25%, ante 19% de Freixo.

De acordo com a pesquisa, atrás de Castro e Freixo vêm Rodrigo Neves (PDT), com 7% e Cyro Garcia (PSTU), com 4%. O ex-governador Wilson Witzel , o deputado Paulo Ganime (Novo)Juliete Pantoja (UP) têm 2% do eleitorado, cada. Eduardo Serra (PCB) têm 1%.

Brancos e nulos são 16% do total de eleitores, enquanto 13% ainda estão indecisos quanto ao voto. Os números são referentes ao cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado.

0

Segundo o diretor da Quaest Felipe Nunes, o aumento na distância entre Castro e Freixo no último mês está associado à melhora na imagem do governo estadual. Subiu de 26% para 29% a avaliação ótima/boa, enquanto caiu de 25% para 19% a avaliação ruim/péssima do governo.

Além disso, no mesmo período, aumentou o percentual de eleitores dizendo que Castro merece uma segunda chance como governador (de 51% para 54%). “Esse sentimento é decisivo para predizer comportamento eleitoral nos dias de hoje e ajuda a explicar a vantagem que o incumbente abriu”, explica o especialista.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno testados pela Quaest, Castro leva vantagem em todos, vencendo Freixo por oito pontos de diferença e vencendo Neves por 19 pontos. Num eventual segundo turno entre Freixo e Neves, o candidato do PSB levaria a melhor (33% a 29%).

O levantamento ouviu 1,5 mil pessoas, em 45 municípios, entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada sob os protocolos BR-01798/22 e RJ-06349/22.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?