São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo neste domingo (30/10), após disputar o segundo turno das eleições 2022 com Fernando Haddad (PT).
O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja a apuração de votos:
Quem é Tarcísio de Freitas
O novo governador paulista é engenheiro civil e militar da reserva. Foi ministro da Infraestrutura de 2018 a 2022, no governo de Jair Bolsonaro, e diretor-executivo e geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015.
Tarcísio Gomes de Freitas nasceu em 19 de junho de 1975, no Rio de Janeiro (RJ). É casado há 24 anos, o relacionamento gerou dois filhos: Matheus e Letícia.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) no diretório do PSDB-SP municipalGabriela Marçal/ Metrópoles

Tarcísio de Freitas (Republicanos)Fábio Vieira/Metrópoles

Jair Bolsonaro (PL) apoiou a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos)Fábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio de FreitasFábio Vieira/Metrópoles

Bolsonaro assistiu à missa em Aparecida ao lado Tarcísio Freitas e Marcelo QueirogaReprodução/YouTube

Rodrigo Garcia anunciou apoio a Tarcisio de Freitas ao lado de BolsonaroReprodução

Tarcísio de FreitasFábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio de Freitas (Republicanos) em caminhada pelo centro de São PauloFábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio de Freitas visitou a Paróquia Sagrado Coração de JesusFábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, em primeiro ato de campanhaFábio Vieira/Metrópoles

Bolsonaro e Tarcísio de Freitas na Arena Farmaconde, em São José dos Campos, no interior de São PauloFoto: Fábio Vieira/Metrópoles

Ex-ministro da Infraestrutura e candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que os "pessimistas estão desorientados"Fábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio de Freitas e o candidato a vice-governador na chapa, Felicio Ramuth (PSD)Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Ele é ex-ministro do governo BolsonaroFábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio Gomes de FreitasFábio Vieira/Metrópoles

Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)Fábio Vieira/Metrópoles

Tarcísio Freitas e Jair Bolsonaro em eventoFábio Vieira/Metrópoles

Michelle Bolsonaro participa de ato de apoio ao presidente em São PauloFabio Leite/Metrópoles

Michelle Bolsonaro participa de ato de apoio ao presidente em São PauloFabio Leite/Metrópoles

Os candidatos Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas confraternizam durante o debate exibido pela BandRenato Pizzutto/Band/Divulgação
Campanha
Tarcísio teve a candidatura apoiada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O ex-ministro da Infraestrutura e o candidato à reeleição estiveram juntos em vários palanques, motociatas e visitas a igrejas evangélicas e ao Santuário de Aparecida do Norte.
A reta final da campanha do candidato ao Republicanos foi marcada por um tiroteio que interrompeu uma agenda em Paraisópolis, comunidade na zona sul da capital paulista.
Nesta última semana, seu adversário Fernando Haddad (PT) usou um áudio, feito por um cinegrafista da Jovem Pan e divulgadao pela Folha de S. Paulo, sobre o tiroteio para atacar Tarcísio.
A gravação registrou uma pessoa da equipe do candidato do Republicanos pedindo para o profissional da emissora apagar imagens registradas durante o incidente.
Disputa acirrada
Tarcísio venceu o primeiro turno das eleições com 9.881.995 votos (42,32% dos votos válidos). Já Haddad foi a escolha de 8.337.139 eleitores (35,70%).
No entanto ao longo do segundo turno, as pesquisas de intenção de voto mostraram a distância entre os dois candidatos foi ficando cada vez menor.
Freitas apareceu com 52% dos votos válidos e Haddad com 48%, em levantamento Ipec divulgado na terça-feira (25/10). O resultado caracterizava um empate técnico, porque a margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.