SP: em disputa acirrada, Tarcísio e Haddad participam de último debate
Candidatos ao governo de São Paulo debatem pela última vez no segundo turno ao vivo nesta quinta-feira (27/10), às 22h, em programa da Globo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Candidatos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) participam nesta quinta-feira (27/10), às 22h, do último debate antes do segundo turno das Eleições 2022.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Globo e mediado pelo jornalista César Tralli. De acordo com as regras alinhadas com a equipe de cada candidato, serão ao todo quatro blocos.
O primeiro e o terceiro blocos terão duração de 30 minutos e temas livres. Cada participante terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Haddad abre o primeiro bloco e Tarcísio de Freitas, o terceiro.
Segundo e quarto blocos
O segundo e quarto blocos terão duração de 20 minutos. Os candidatos farão dois debates de 10 minutos com dois de seis temas apresentados pela Globo em um telão. Cada assunto poderá ser escolhido pelos participantes apenas uma vez.
Em cada um dos dois embates, cada candidato terá cinco minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Regras
Tarcísio começará escolhendo o tema e fazendo as perguntas no segundo bloco. Já Haddad aponta o assunto e inicia os questionamentos no quarto bloco.
Ao final do quarto bloco, os concorrentes ao governo de São Paulo farão suas considerações finais. Tarcísio de Freitas é o primeiro e Fernando Haddad, o segundo. A ordem foi definida por sorteio acompanhado pelas campanhas.
Acirramento
Tarcísio venceu o primeiro turno das eleições com 9.881.995 votos (42,32% dos votos válidos). Já Haddad foi a escolha de 8.337.139 eleitores (35,70%).
No entanto, ao longo do segundo turno a distância entre os dois candidatos foi ficando cada vez menor. Segundo a pesquisa Ipec divulgada na terça-feira (25/10), Freitas aparece com 52% das intenções de votos válidos, enquanto Haddad tem 48%. O que indica um empate técnico, pois o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.