metropoles.com

É falso que ministros do STF participarão de evento sobre novo governo

Ao compartilharem conteúdo falso, usuários das redes sociais têm associado a situação a uma interferência do STF no resultado das eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Comprova
Imagem colorida da colaboração Check-Br
1 de 1 Imagem colorida da colaboração Check-Br - Foto: Reprodução/Comprova

Circula no WhatsApp um vídeo em que a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirma que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participarão de uma conferência em Nova Iorque sobre “a economia do Brasil com o novo governo”, em novembro de 2022. Segundo a parlamentar, a presença dos ministros no evento é um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não será reeleito. Ao compartilharem o conteúdo, usuários das redes sociais têm associado a situação a uma interferência do STF no resultado das eleições.

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os ministros citados pela deputada não vão a Nova Iorque em novembro para uma conferência que discutirá “a economia do Brasil no novo governo”. Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski têm, na verdade, a participação confirmada em um painel com o tema “O Brasil, o respeito à liberdade e à democracia”, durante o Brazil Conference, que está marcado para os dias 14 e 15 de novembro em Nova Iorque.

Inicialmente, havia na programação do evento um painel sobre “A economia do Brasil com o novo governo”, mas sem a presença dos membros da Corte. Entre os participantes, estavam os ex-ministros da Fazenda Henrique Meirelles (2016-2018) e Joaquim Levy (2015). Contudo, o nome do painel foi modificado para “A economia do Brasil a partir de 2023”. A fala de Bia Kicis ocorreu em julho, mas o vídeo voltou a circular nesta reta final das eleições.

Em nota enviada ao Estadão, que também checou esta informação, o Grupo Lide, responsável pela organização do evento, disse que a palestra foi renomeada para tornar a compreensão “ainda mais objetiva e assertiva”. “A temática proposta para o debate do dia 15 de novembro foca no panorama econômico do Brasil pós-eleições, independentemente do vencedor ou da vencedora do pleito nacional. Qualquer interpretação diferente desta pauta está errada”, afirmou.

Esse conteúdo já foi verificado pelo Aos Fatos e Estadão Verifica.

Neste fim de semana, a Lupa se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas e Fato ou Fake para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Sete organizações de checagem, incluindo o Comprova, do qual o Metrópoles faz parte, reeditam coalizão de 2018 para verificar conteúdos suspeitos sobre a eleição no final de semana do primeiro turno. Todas as checagens publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo a facilitar a busca por informações confiáveis sobre o pleito.

Esta checagem foi realizada pela Agência Lupa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?