metropoles.com

Campanha de Lula pede que TSE adote medidas contra violência política

Federação Brasil da Esperança solicita a criação de um canal direto no site do TSE para envio de denúncias, e que a Corte tome providências

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Lula discursa em evento com líderes de cooperativas
1 de 1 Lula discursa em evento com líderes de cooperativas - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cadidato ao Planalto, enviou um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14/9) solicitando que a Corte tome providências contra a escalada de violência política e intolerância durante a atual campanha eleitoral.

O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, solicita a criação de um canal direto, no site do tribunal, para o envio de denúncias de violência política. A campanha reforça que esse canal deve ser acessível a todos cidadãos brasileiros, com ampla divulgação nacional.

A ação pede ainda, sem especificar uma medida específica, que o TSE adote ações que lhe cabem para reduzir as hostilidades no ambiente eleitoral.

A coligação alega que uma “gradativa construção de ambiente de intolerância” força o Judiciário a agir, e defende que “a violência política vivenciada atualmente é resultado de um modo de operar organizado e liderado por Jair Messias Bolsonaro e seus apoiadores”.

O documento, endereçado ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, lista exemplos do que considera esse cenário de acirramento do debate político: desde menções do presidente Jair Bolsonaro (PL) à expressão “CPF cancelado” e os recentes episódios de violência contra petistas, em Foz do Iguaçu e em Mato Grosso.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?