metropoles.com

Bolsonaro visita obras da ponte de integração Brasil-Paraguai

Presidente e candidato à reeleição se encontra com o líder paraguaio, um dos poucos aliados na região sul-americana

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
31_08_2022_11_03_29
1 de 1 31_08_2022_11_03_29 - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) realiza, na manhã desta quarta-feira (31/8), visita técnica às obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, o chefe do Executivo se encontra com o líder paraguaio, Mario Abdo Benítez, um de seus poucos aliados na região sul-americana.

Em entrevista à imprensa, Bolsonaro citou redução nas taxas de desemprego e queda nos preços dos combustíveis no Brasil e citou similaridades com o país vizinho.

“O Brasil está de vento em popa e o Paraguai vem junto com a gente. É um país que nos interessa, é um país democrático, cristão, cujo presidente defende a família. Temos muita coisa também em comum no combate à criminalidade, temos trabalhado bastante nessa área e o apoio do Paraguai é excepcional para nós. Só tenho a agradecer ao Marito. A maneira como ele trata o Brasil nos atende, nós também os atendemos sempre que possível”, disse o mandatário brasileiro.

Acompanham a comitiva presidencial nesta quarta o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), parlamentares do estado e ministros do governo.

O presidente paraguaio foi questionado sobre as eleições no Brasil, em outubro, mas respondeu que não pode opinar sobre outro país.

As obras da segunda ponte com o Paraguai foram inciadas em 2019. Quando for inaugurada, ela será usada tanto por veículos leves quanto pesados e o tráfego de caminhões será proibido na primeira ponte, a da Amizade.

A administração da segunda ponte ficará a cargo do governo do Paraná.

Atualmente, Brasil e Paraguai possuem laços relativos à usina hidroelétrica Itaipu Binacional, que é considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e supre 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.

A gestão da Itaipu ampliou a integração entre os dois países, que passaram a desenvolver outros projetos em conjunto, como a criação de tilápia no lago de Itaipu.

Outras agendas

Depois da agenda em Foz do Iguaçu, Bolsonaro vai para Curitiba, onde cumprirá compromissos de campanha. Na capital paranaense, ele fará motociata, com concentração às 14h, e um comício, marcado para as 16h.

À noite, também em Curitiba, Bolsonaro deve participar de jantar em uma churrascaria com cerca de 300 líderes do agronegócio do Paraná.

O jantar é organizado pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), além de entidades do setor agropecuário do Paraná.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?