Bolsonaro: Braga Netto e Tereza Cristina são “cotadíssimos” para vice

Presidente afirma que querem semear briga entre homem e mulher. Crise na campanha levou aliados a defenderem nome da ex-ministra

atualizado 15/06/2022 19:11

Braga Netto e Jair BolsonaroIgo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quarta-feira (15/6), que a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) e o general da reserva Walter Braga Netto (PL-MG) são “cotadíssimos” para o posto de vice na chapa à reeleição.

O colunista do Metrópoles Guilherme Amado apurou que o pessimismo que se abateu sobre a campanha de Bolsonaro, diante do risco de derrota já no primeiro turno para Lula (PT), fez com que voltasse a ganhar força a ideia de uma mulher ser candidata à vice-presidência.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

O nome de Tereza Cristina, que é deputada federal, voltou à cena, porque ela pode ajudar a melhorar a aceitação de Bolsonaro entre as mulheres — grupo em que sua rejeição é alta — e possui bom trânsito no Congresso e entre o empresariado do agronegócio.

“Eu nem falei que é o Braga Netto o meu vice, como é que eu vou trocar? Eu vou trocar de esposa, se eu nem casei ainda?”, respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre o tema pela jornalista Leda Nagle, em entrevista pelo YouTube.

“Toda semana inventam uma fofoca. O Braga Netto teve uma passagem marcante pelo Rio de Janeiro, na intervenção. Ficou muito conhecido; ajudou muito o estado do Rio de Janeiro. Terminou o tempo dele de 45 anos de serviço. Veio trabalhar aqui na Casa Civil; foi um trabalho excepcional comigo aqui, um ministério difícil. É cotadíssimo”, continuou.

Na sequência, ao ser questionado se Tereza Cristina também é cotada, ele disse: “Cotadíssima, excelente pessoa também, excelente pessoa. Querem fazer uma briga aí [entre] homem e mulher. É isso o que eles querem fazer. Vão querer falar que eu prefiro não uma mulher, mas um homem; ou então tumultuar o que eu já estou fazendo em Brasília”.

Até o momento, Tereza Cristina pretende se lançar candidata ao Senado, eleição que considera bem mais segura.

“O vice está praticamente acertado o nome dessa pessoa, eu não revelei para ninguém ainda. Você falou Tereza Cristina. Sim, excelente nome. Agora, Mato Grosso do Sul está muito bem servido com a Tereza Cristina também, caso se confirme a candidatura dela ao Senado. (…) A Tereza Cristina é um nome excepcional para o Senado, como é excepcional para ser vice também, pelo seu poder de articulação. Mas não está batido o martelo sobre o nome dela nem sobre o Braga Netto”.

Na entrevista, Bolsonaro lembrou que em 2018 a escolha pelo vice foi “muito corrida”, e não deu tempo de se conhecer melhor seu atual vice, o general da reserva Hamilton Mourão (Republicanos).

Mais lidas
Últimas notícias