metropoles.com

Bolsonaro: Braga Netto e Tereza Cristina são “cotadíssimos” para vice

Presidente afirma que querem semear briga entre homem e mulher. Crise na campanha levou aliados a defenderem nome da ex-ministra

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Braga Netto e Jair Bolsonaro
1 de 1 Braga Netto e Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quarta-feira (15/6), que a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) e o general da reserva Walter Braga Netto (PL-MG) são “cotadíssimos” para o posto de vice na chapa à reeleição.

O colunista do Metrópoles Guilherme Amado apurou que o pessimismo que se abateu sobre a campanha de Bolsonaro, diante do risco de derrota já no primeiro turno para Lula (PT), fez com que voltasse a ganhar força a ideia de uma mulher ser candidata à vice-presidência.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

O nome de Tereza Cristina, que é deputada federal, voltou à cena, porque ela pode ajudar a melhorar a aceitação de Bolsonaro entre as mulheres — grupo em que sua rejeição é alta — e possui bom trânsito no Congresso e entre o empresariado do agronegócio.

“Eu nem falei que é o Braga Netto o meu vice, como é que eu vou trocar? Eu vou trocar de esposa, se eu nem casei ainda?”, respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre o tema pela jornalista Leda Nagle, em entrevista pelo YouTube.

“Toda semana inventam uma fofoca. O Braga Netto teve uma passagem marcante pelo Rio de Janeiro, na intervenção. Ficou muito conhecido; ajudou muito o estado do Rio de Janeiro. Terminou o tempo dele de 45 anos de serviço. Veio trabalhar aqui na Casa Civil; foi um trabalho excepcional comigo aqui, um ministério difícil. É cotadíssimo”, continuou.

Na sequência, ao ser questionado se Tereza Cristina também é cotada, ele disse: “Cotadíssima, excelente pessoa também, excelente pessoa. Querem fazer uma briga aí [entre] homem e mulher. É isso o que eles querem fazer. Vão querer falar que eu prefiro não uma mulher, mas um homem; ou então tumultuar o que eu já estou fazendo em Brasília”.

Até o momento, Tereza Cristina pretende se lançar candidata ao Senado, eleição que considera bem mais segura.

“O vice está praticamente acertado o nome dessa pessoa, eu não revelei para ninguém ainda. Você falou Tereza Cristina. Sim, excelente nome. Agora, Mato Grosso do Sul está muito bem servido com a Tereza Cristina também, caso se confirme a candidatura dela ao Senado. (…) A Tereza Cristina é um nome excepcional para o Senado, como é excepcional para ser vice também, pelo seu poder de articulação. Mas não está batido o martelo sobre o nome dela nem sobre o Braga Netto”.

Na entrevista, Bolsonaro lembrou que em 2018 a escolha pelo vice foi “muito corrida”, e não deu tempo de se conhecer melhor seu atual vice, o general da reserva Hamilton Mourão (Republicanos).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações