metropoles.com

Após cobrança, Suplicy e Mercadante se reúnem e tratam de renda básica

O encontro ocorre depois que o vereador cobrou publicamente por não ter sido convidado para lançamento de programa de governo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
suplicy e mercadante
1 de 1 suplicy e mercadante - Foto: Reprodução/Redes sociais

Após a reclamação pública por parte do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vereador se reuniu nesta terça-feira (5/7) com o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP), que coordena o programa de governo petista, para tratar da questão da renda básica de cidadania.

A reunião, na sede da Fundação Perseu Abramo, contou com a presença de integrantes da Rede Brasileira de Renda Básica, entidade presidida por Leandro Ferreira e que tem Eduardo Suplicy como seu presidente de honra.

O clima divulgado do encontro foi bem diferente do dia 21 de junho, no lançamento do programa da frente de Lula, que reúne 7 partidos: PT, PSB, PV, PCdoB, PSol, Rede e Solidariedade.

Desta vez, “houve concordância”, segundo o comunicado, de que é necessário fortalecer programas de transferência de renda dando ênfase maior a crianças e adolescentes.

“Foi muito positivo o encontro com Aloizio Mercadante”, escreveu o vereador em suas redes sociais.

Veja:

“Prêmio Nobel”

A reclamação de Suplicy foi feita no final de junho, durante a coletiva de lançamento das diretrizes do programa. O vereador interrompeu o evento para apresentar sua proposta de instituição da renda básica de cidadania. E chegou a bater boca com Aloizio Mercadante. Mas deu seu recado.

“[a proposta] Está no programa do PT há muitos anos”, disse Suplicy. “Ele [Lula] tem alguma coisa comigo. Não me convidou para essa reunião”, completou.

No dia, Lula riu da situação e elogiou Suplicy. “Se eu fosse responsável pelo prêmio Nobel, eu já tinha te dado”, afirmou o ex-presidente ao colega. “Se o Suplicy não fosse brasileiro, pela dedicação dele nesses 40 anos de querer o renda básica, ele já tinha ganhado o prêmio Nobel umas 10 vezes.”

E continuou: “Nós vamos aguardar para ver se um dia vamos ter força para falar ‘Eduardo ainda vai ganhar um prêmio Nobel de combate à fome’. Porque se tem um cara que se dedicou a escrever, a ler, a viajar, a fazer palestra… Se tem um cara que tem o reconhecimento do nosso partido e da sociedade por ter estudado sobre o tema, é você”, disse.

Plataforma digital

Na última semana, a coordenação do programa de governo realizou Mesas de Diálogo com o Conselho Nacional Popular LGBT e com a Federação Única dos Petroleiros, Há reuniões previstas ainda com Academia Brasileira de Ciências.

O programa de governo conta com uma plataforma para recebimento de propostas que já recebeu cerca de nove mil sugestões.

De acordo com a coordenação do programa, mais de 40 mil pessoas visitaram o site da plataforma, com mais 150 mil visualizações das propostas e oito mil downloads das diretrizes para o debate do programa de governo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações