metropoles.com

Lula lança diretrizes do plano de governo com foco no combate à fome

Ex-presidente apresentou, nesta terça-feira (21/6), diretrizes para seu eventual governo. Plano prevê novo Bolsa Família

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares
1 de 1 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto ao pré-candidato à Vice-Presidência, Geraldo Alckmin, e partidos aliados apresentaram, nesta terça-feira (21/6), em São Paulo, as diretrizes para o programa de governo. O documento ressalta o foco na recuperação da economia e na retomada de programas sociais para combater o problema da fome e da desigualdade social.

“O primeiro e mais urgente compromisso que assumimos é com a restauração das condições de vida da imensa maioria da população brasileira – os que mais sofrem com a crise, a fome, o alto custo de vida, os que perderam o emprego, o lar e a vida em família”, aponta o relatório.

O documento propõe um novo Bolsa Família, “renovado e ampliado”, a ser implementado de forma urgente “para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população”.

Veja o plano:

Documento Diretrizes Programáticas – Vamos Juntos Pelo Brasil by Metropoles on Scribd

O projeto, intitulado Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, foi dividido em três eixos: Desenvolvimento social e garantia de direitos; Desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática; e Defesa da democracia e reconstrução do Estado e da soberania. O Metrópoles havia antecipado a prévia do programa.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

O programa prevê nova legislação trabalhista, de “extensa proteção social, a todas as forças de ocupação, de emprego e de relação de trabalho”. Além disso, o documento defende a revogação de dispositivos contidos nas reformas adotadas pelos governos Temer e Bolsonaro, como o restabelecimento do acesso gratuito à Justiça do Trabalho.

O plano também aposta no investimento em obras de infraestrutura e habitação para impulsionar a geração de empregos.

Participaram da construção do documento dois representantes de cada um dos partidos aliados: PT, PCdoB, PV, PSB, Rede, PSol e Solidariedade.

0

Participação popular

Além do plano com as diretrizes para o programa de governo em eventual vitória da chapa Lula-Alckmin em outubro, a equipe de campanha apresentou uma plataforma virtual para ampliar a participação popular na criação do plano.

O site permite o envio de sugestões e a realização de debates, fóruns e discussões. A plataforma ficará disponível por um período de cerca de 30 dias.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?