Aliado de Lula, Janones rivaliza com núcleo bolsonarista nas redes

Deputado federal tem feito frente aos filhos do presidente Bolsonaro e equilibrado o “terreno” das redes

atualizado 17/09/2022 10:59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa de reunião com o deputado federal André Janones (MG) Fábio Vieira/Metrópoles

A aliança do deputado federal André Janones (Avante-MG) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) equilibrou o “terreno” do Twitter e quebrou a hegemonia do núcleo bolsonarista, composto pelos três filhos do presidente Jair Bolsonaro (PT) com mandato.

Janones, que desistiu da própria candidatura à Presidência da República em agosto e entrou na campanha de Lula, tem feito frente ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ao vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Os dados são da Vox Radar, empresa especializada na análise de dados das redes sociais, encomendados pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.

Na comparação entre as interações no Twitter de Janones e dos filhos do presidente, foi avaliado que o deputado do Avante praticamente iguala as interações associadas ao irmãos Bolsonaro.

Entre 28 de agosto e 9 de setembro, Janones teve quase 1,56 milhão de interações relacionadas ao seu nome na rede, o dobro do vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, que teve cerca de 800 mil, e mais que o dobro do deputado federal Eduardo Bolsonaro, com 630 mil.

0

Os números mostram que ele teve ainda mais que o quíntuplo das 285 mil interações relacionadas ao nome do senador Flávio Bolsonaro. Somados, os irmãos Bolsonaro contam com aproximadamente 1,7 milhão de interações, cerca de 150 mil interações a mais que Janones.

Até mesmo no 7 de Setembro, data que foi convertida em símbolo da campanha bolsonarista, Janones foi o mais citado número entre os quatro, com 14,3 mil menções no Twitter. O irmão com mais citações foi Eduardo, com 10,2 mil.

“Fenômeno das redes”

Janones é considerado um “fenômeno das redes sociais” e tem ajudado a alavancar a campanha de Lula, turbinando o engajamento do ex-presidente. Foi dele a ideia de escrever todas as publicações do petista em primeira pessoa.

Só no Facebook, por exemplo, o deputado conta com 8 milhões de seguidores. Ele também tem colhido frutos dessa parceria. No Twitter, as menções ao seu nome e as interações relacionadas a ele explodiram. De 1º de janeiro a 3 de agosto (véspera do anúncio do seu apoio oficial ao líder petista), Janones somou aproximadamente 1,2 milhão de interações no Twitter. A partir do dia 4 daquele mês até 9 de setembro, já como aliado do ex-presidente, são 4,6 milhões de interações em um tempo muito mais curto.

Quando levada em conta a média diária de interações, o deputado do Avante somava 5,5 mil do começo do ano até 3 de agosto. A partir de 4 de agosto passou a somar, em média, 128 mil interações diárias relacionadas ao seu nome, um aumento de mais de 20 vezes.

Quem é Janones

Ex-cobrador de ônibus, ele foi alçado à Câmara dos Deputados após ganhar projeção nacional pela atuação na greve dos caminhoneiros, em maio de 2018. Janones foi eleito deputado federal em 2018 com 178 mil votos, sendo o terceiro mais votado pelos mineiros, atrás apenas de Marcelo Alvaro Antonio (então no PSL) e Reginaldo Lopes (PT). Ele conseguiu desbancar figuras de peso, como Aécio Neves, ex-governador e ex-presidenciável do PSDB, que foi eleito com 106 mil votos.

Janones agora tenta renovar seu mandato na Câmara dos Deputados por mais quatro anos.

O ex-presidenciável adotou um estilo combativo em relação aos bolsonaristas também fora do ambiente virtual e se envolveu em brigas com aliados de Bolsonaro no debate da Band, no fim de agosto. Ele diz que só interromperá o enfrentamento se o PT achar que a postura tem prejudicado Lula.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Mais lidas
Últimas notícias