Eleições 2022: Wilder Morais (PL) é eleito senador por Goiás (GO)

Candidato é apoiado por Bolsonaro. Resultado diverge das pesquisas eleitorais, que tinham Marconi e Delegado Waldir na liderança

atualizado 02/10/2022 20:32

wilder de morais senado Reprodução/Instagram

Wilder Morais (PL) foi eleito senador em Goiás. Os resultados foram divulgados neste domingo (2/10).

Wilder superou os candidatos favoritos nas pesquisas eleitorais, Marconi Perillo (PSDB) e Delegado Waldir (União).

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Wilder tem 54 anos e é de Taquaral de Goiás (GO). É formado em engenharia, e abriu sua primeira empresa no ramo com 26 anos.

Wilder secretário de Infraestrutura de Goiás em 2011, quando Marconi era governador. Um ano depois, em 2012, assumiu cadeira no Senado por ser primeiro suplente do senador Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado.

Na época, Morais deixou o cargo de secretário. Tentou a reeleição em 2018 pelo DEM, mas não conseguiu.

Ele também chegou a ser secretário no governo de Ronaldo Caiado (União Brasil) em 2019.

Eleição 2022

Realizado em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Mais lidas
Últimas notícias