metropoles.com

Eleições 2022: Tereza Cristina é eleita senadora em Mato Grosso do Sul

Ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina venceu a disputa em Mato Grosso do Sul por cadeira no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Tereza Cristina
Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina
1 de 1 Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina - Foto: Divulgação/Tereza Cristina

A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) foi reeleita para ocupar a cadeira no Senado Federal pelo estado de Mato Grosso do Sul (MS). Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Em segundo lugar no pleito, ficou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil).

Tereza Cristina nasceu em 6 de agosto de 1954, em Campo Grande (MS). Se formou em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e trabalhou em empresas multinacionais do agronegócio em São Paulo.

Em 2014, de volta ao estado sul-mato-grossense, conseguiu se eleger como deputada federal. Também foi líder da Bancada Ruralista em 2018.

Nas eleições daquele ano, concorreu novamente ao cargo de deputada, foi reeleita, mas licenciou-se do cargo para assumir o Ministério da Agricultura.

Em março de 2022, deixou a pasta e filiou-se ao Partido Progressistas (PP) para disputar cadeira no Senado.

Eleições 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital). O segundo turno será dia 30.

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Compartilhar notícia