metropoles.com

A pedido do Novo, TSE recusa candidatura de Filipe Sabará em São Paulo

Candidato a prefeito foi expulso do partido e tentou manter candidatura por liminar, mas perdeu apoio de aliados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook oficial
filipe sabara do novo
1 de 1 filipe sabara do novo - Foto: Reprodução/Facebook oficial

São Paulo – A capital paulista tem um competidor a menos na corrida pela prefeitura. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao aceitar pedido do Partido Novo, considerou inapto o candidato Filipe Sabará e indeferiu sua chapa.

O empresário, escolhido em uma espécie de concurso do Novo para representar o partido, foi expulso da sigla depois de ser acusado de mentir sobre o patrimônio e o currículo. Seu alinhamento ao bolsonarismo também foi considerado excessivo pelos dirigentes partidários e o fato de ele ter elogiado Paulo Maluf como um dos melhores prefeitos que São Paulo já teve não ajudou.

Sabará tentou continuar a campanha e conseguiu uma liminar, que agora perde validade. Ele está em uma guerra de acusações com o fundador da legenda, João Amoedo. “Fui expulso por não aceitar ser obrigado a pensar como João Amoedo, que ataca o presidente Bolsonaro o tempo todo”, disse ele em nota recente.

No último sábado (24/10), a situação de Sabará ficou mais difícil quando a economista Maria Helena, vice na chapa, renunciou. No domingo (25/10), o TSE indeferiu a candidatura de Sabará.

Sabará teve candidatura indeferida

O candidato ainda não se manifestou sobre a decisão, que ainda precisa ser cumprida na prática. Na manhã desta segunda-feira (26/10), a propaganda gratuita do candidato do Novo foi transmitida normalmente nas rádios.

Sabará nunca deslanchou nas pesquisas. Na última do Instituto Datafolha, divulgada no dia 22 de outubro, suas intenções de voto caíram de 1% para 0%.

Em nota, o candidato afirma que foi expulso do partido por não concordar com João Amoedo e que não existem inconsistências em seu currículo.
“Fui expulso do Partido “Novo”, por não aceitar ser obrigado a pensar como um dos fundadores, João Amoedo, que ataca o Presidente Bolsonaro o tempo todo (no Twitter) e defendi as boas ações do Governo Federal, sempre que entendi que deveria.
Não há inconsistências em meu currículo, pelo contrário, passei a juventude estudando, me capacitando e trabalhando muito para construir ferramentas que promovem oportunidades reais para as pessoas que mais precisam. 
Entregamos muito e milhares de pessoas têm sido beneficiadas.
Recorremos à Justiça e vencemos, mas após a desistência de concorrer por parte da nossa vice, a Justiça Eleitoral indeferiu nossa candidatura.
Cabe recurso novamente e estamos avaliando a melhor decisão a ser tomada, pois sem a vice que escolhi as coisas mudam bastante de figura.
De qualquer forma, nosso propósito de servir e promover oportunidades relevantes para quem mais precisa está mais vivo do que nunca! 
Se não for dessa vez, nem dessa forma, será com outras portas e alianças que Deus abrirá!
Seguimos firmes! Avançando sempre! 
Com Deus sempre!”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?