metropoles.com

Estudantes de medicina protestam contra emendas ao Médicos pelo Brasil

O grupo questiona emendas do projeto que, segundo os jovens, flexibilizam a revalidação do diploma médico no país

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Estudantes de medicina do Distrito Federal e de Goiás protestam, na manhã desta terça-feira (24/09/2019), na Câmara dos Deputados contra a medida provisória 890/2019, que trata sobre o programa Médicos pelo Brasil, proposta de substituição dos Mais Médicos no governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O grupo questiona emendas do projeto que, segundo os jovens, flexibilizam a revalidação do diploma médico no país, em que faculdades privadas também participam do processo. Atualmente, só as universidades públicas são responsáveis pela revalidação, com o auxílio do Ministério da Educação (MEC).

“Isso transformará a revalidação uma verdadeiro negócio, em que essas faculdades, em sua maioria, irão visar apenas o lucro e não a qualidade do médico que atenderá nossa população”, disse Matheus Ribeiro, diretor científico da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil e acadêmico de medicina do 5° ano do UniCEUB.

As mudanças na revalidação de diplomas médicos atingiriam milhares de estudantes e profissionais brasileiros formados no exterior. De acordo com o Ministério da Saúde, há ao menos 120 mil brasileiros que precisariam revalidar o diploma. Além disso, há ainda cerca de dois mil médicos cubanos, que ficaram no Brasil após o fim da parceria entre os dois países no programa Mais Médicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?