metropoles.com

Ensino médio integral é desejo de 80% dos estudantes, diz pesquisa

Com alta aprovação dos jovens, o modelo de ensino médio em tempo integral está presente em apenas 20% das escolas públicas do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Volta as aulas de ensino medio em Sao Paulo
1 de 1 Volta as aulas de ensino medio em Sao Paulo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais de 80% dos alunos da rede pública gostaria de estudar em escolas com atividades características do ensino médio integral, modalidade presente em apenas 20% das escolas do país. Os números foram coletados em pesquisa do Datafolha.

Segundo a pesquisa, as aulas práticas, a tutoria e o desenvolvimento do projeto de vida são os componentes curriculares que mais chamam a atenção dos jovens.

O estudo, encomendado pela organização Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Sonho Grande, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, contemplou quase 8 mil jovens de escolas públicas do ensino médio de todo o Brasil.

De forma geral, os alunos de escolas integrais estão mais satisfeitos com a escola do que os que estudam em ensino regular. Dos entrevistados, 73% dizem se sentir mais apoiados para se preparar para o futuro. O projeto de vida é a característica preferida de um a cada três alunos em tempo integral.

4 imagens
Os  jovens que estudam a nível superior são 20,2%
Entre as características do ensino integral, estão tutorias, atividades extracurriculares, formação de projeto de vida e maior carga horária
Atualmente, o ensino em tempo integral está presente em cerca de 20% das escolas públicas brasileiras
1 de 4

Estudantes do ensino médio durante aula

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Os jovens que estudam a nível superior são 20,2%

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Entre as características do ensino integral, estão tutorias, atividades extracurriculares, formação de projeto de vida e maior carga horária

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Atualmente, o ensino em tempo integral está presente em cerca de 20% das escolas públicas brasileiras

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os dados ainda evidenciaram que a melhoria do aprendizado é a principal razão para que os alunos do ensino integral tenham escolhido sua escola — 29% indicaram aprender mais, se preparar melhor para vestibular ou para o mercado de trabalho.

“Atualmente, uma em cada cinco escolas estaduais de ensino médio no Brasil oferece tempo integral, segundo os dados do Censo Escolar 2021. A previsão é que o modelo esteja presente em mais de 5,6 mil escolas em 2022, tendo como referência os números das secretarias estaduais”, diz Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Sonho Grande.

Tempo integral

O modelo de ensino médio em tempo integral está presente em cerca de 4,3 mil escolas no Brasil. A proposta visa se conectar à “realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais”.

Instituições de tempo integral possuem maior carga horária e atividades extracurriculares. Entre os diferenciais desse tipo de ensino, estão o aprendizado prático, orientações de estudos, eletivas complementares e formação de um projeto de vida junto aos professores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?