metropoles.com

Teletrabalho elevou produtividade de servidores em 108%, diz INSS

Autarquia também instituiu trabalho semipresencial, bônus por produtividade extraordinária e estabelecimento de metas, entre outras medidas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
INSS
1 de 1 INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), Renato Vieira, afirmou nesta terça-feira (14/02/2020) que o órgão identificou aumento de produtividade de 108% nos resultados dos servidores que passaram a trabalhar na modalidade teletrabalho na autarquia. No caso do regime semipresencial, o incremento foi de 54%.

As duas novas modalidades de trabalho foram adotadas em meio a uma série de medidas instituídas pelo INSS no ano passado e que, segundo o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, permitiram atingir uma “produtividade recorde”. Este conjunto de atualizações passaram a valer em agosto do ano passado.

Além do teletrabalho e do trabalho semipresencial, houve no INSS instituição de bônus por produtividade extraordinária e estabelecimento de metas, criação de novas formas de gestão de pessoal, reorganização do quadro interno de funcionários, e a mudança dos procedimentos de atendimento.

Curva decrescente
Estas modificações permitiram reduzir o acúmulo de processos recebidos mensalmente pelo órgão. “A partir de agosto, a curva começa a ser decrescente”, afirmou o secretário.

Apesar disso, o INSS continua a receber cerca de 990 mil requerimentos mensais e a capacidade de processamento ainda não é bastante para zerar a fila. Daí, a medida anunciada hoje de convocar 7 mil militares da reserva para atuarem nos postos de atendimento dos beneficiários.

Compartilhar notícia