metropoles.com

STF vai analisar troca de aposentadoria por outra melhor

Julgamento dos embargos de declaração está marcado para 6 de fevereiro do próximo ano. Tema é conhecido como reaposentação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Plenário do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar no início do próximo ano um pedido de esclarecimento sobre a possibilidade de reaposentação pelo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O julgamento está marcado para 6 de fevereiro.

Com a reaposentação, o trabalhador — já aposentado — pode renunciar à aposentadoria atual e buscar um novo benefício, que pode ser maior.

Assim, todas as contribuições antigas, como valores e tempo de serviço, serão renunciadas. No novo benefício, entram somente recolhimentos realizados após a aposentadoria.

“O quanto maior depende muito de quanto tempo o segurado contribuiu depois de aposentado”, explica Jane Berwanger, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Em 2016, o STF decidiu, por 7 a 4, anular a desaposentação. A retomada do julgamento, marcado para o início do próximo ano, analisa, portanto, os embargos de declaração.

“Trata-se de embargos de declaração em recurso extraordinário no qual se discute a conversão de aposentadoria proporcional em aposentadoria integral por meio do instituto da desaposentação”, explica o STF.

Jane Berwanger considera improvável que a Suprema Corte mude de entendimento sobre a possibilidade de desaponsentação. Ela acompanhou o julgamento que anulou o tema.

“A tendência do Supremo, antes de tudo, é manter a decisão. Como já foi decidido [em 2016], os embargos são apenas para esclarecer a decisão que tomaram”, complementa a especialista em direito previdenciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?