metropoles.com

Reforma: após concurso público, só os mais bem avaliados serão efetivados

Ministério da Economia disse acreditar que filtro do estágio probatório não está sendo feito da maneira adequada

atualizado

Compartilhar notícia

A reforma administrativa do governo federal quer mudar o período de estágio probatório para “vínculo de experiência”, em que apenas os mais bem avaliados ao fim desse tempo serão efetivados no funcionalismo público.

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), batizado de Nova Administração Pública, está sendo apresentado na manhã desta quinta-feira (3/9) em coletiva realizada pelo Ministério da Economia.

O estágio probatório é o período em que o servidor público tem o desempenho avaliado, onde será verificado se possui capacidade para o desempenho do cargo efetivo no qual ingressou por força de concurso público.

Agora, de acordo com o Ministério da Economia, o “vínculo de experiência”, que vai entrar no lugar do estágio probatório, será “etapa intermediária entre as provas do concurso público e a efetividade nos cargos”.

Saiba mais sobre reforma administrativa no ponto a ponto que o Metrópoles preparou.

Na prática, só os mais bem avaliados durante “vínculo de experiência” serão efetivados. Isso porque o concurso público não vai dar mais direito automático ao cargo. Essa etapa será de, no mínimo, dois anos.

O governo apontou como “pouco efetivo” o desenho do estágio probatório ao apresentar os seguintes dados: entre 2016 e junho de 2019, apenas 0,4% dos servidores são desligados no Executivo federal nesse período.

“Esse filtro que deveria ser feito no estágio probatório não está sendo feito da maneira adequada”, apontou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, nesta manhã.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações