Receita passa a notificar empresas para cobrar dívida de impostos

Cerca de cinco mil empresas foram notificadas e terão até julho para regularizar situação com a Receita

atualizado 10/05/2023 22:55

Receita Federal Breno Esaki/Especial Metrópoles

A Receita Federal anunciou, nesta quarta-feira (10/5), que notificou cerca de cinco mil empresas que reduziram os valores do do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de forma irregular para normlizar a situação com o Fisco.

A medida da Receita acontece após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a incidência de impostos sobre determinados incentivos fiscais dados por estados a empresas.

Para o Ministério da Fazenda, a determinação poderá ter um impacto positivo de até R$ 90 bilhões ao ano para as contas públicas.

Segundo a Receita Federal, as empresas terão até julho para regularizar sua situação de forma espontânea, sem o acréscimo de multa moratória (20%) ou de ofício (75% ou mais).

“As dezenas de bilhões de reais a serem recolhidas no âmbito desse programa de autorregularização e na cobrança subsequente serão essenciais para a continuidade dos serviços públicos e programas sociais não apenas da União, mas também de Estados e Municípios que receberão parcela significativa dos recursos”, declarou Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal.

O julgamento do STJ tinha sido suspenso por meio de liminar do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que adiou a eficária jurídica da decisão. Entretanto, depois de encontro entre o jurista e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a suspensão foi revogada.

Mais lidas
Últimas notícias