metropoles.com

Puxada por alimentos, tendência de deflação continua, mostra FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) reforça a tendência de deflação e marcou queda de 1,28% na segunda quadrissemana de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Funcionária do mercado passa o produto no caixa da loja
1 de 1 Funcionária do mercado passa o produto no caixa da loja - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) reforça a tendência de deflação e marcou queda de 1,28% na segunda quadrissemana de agosto, após queda de 1,13% na semana anterior. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,86%, o que indica inflação no período.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (16/8) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). O indicador calcula a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do país.

0

O grupo Alimentação, que variou 0,85%, contribuiu para a queda do índice no período, segundo a pesquisa. Antes, a taxa estava em 1,40%.

“Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item laticínios, cujo preço variou 8,36%, ante 11,73% na edição anterior do IPC-S”, frisa a FGV.

Veja outras quedas:

  • Educação, Leitura e Recreação: -4,99%
  • Comunicação: -0,46%
  • Transportes: -4,99%

Nesses grupos, os itens que mais contribuíram para o decréscimo foram passagens aéreas, tarifa de telefone móvel e licenciamento de veículos.

Por outro lado, os grupos que seguraram uma queda maior do IPC-S são: Saúde e Cuidados Pessoais (0,53% para 0,70%), Despesas Diversas (0,28% para 0,34%), Habitação (-0,44% para -0,41%) e Vestuário (0,47% para 0,49%).

Artigos de higiene e cuidado pessoal, alimentos para animais domésticos, aluguel residencial e roupas masculinas se destacaram nesses grupos.

O indicador foi calculado com base nos preços coletados entre 16 de julho e 15 de agosto comparados aos de 16 de junho a 15 de julho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?