Número de incidentes cibernéticos mais que dobrou desde 2023, diz BC

Segundo o BC, o número de incidentes cibernéticos passou de 24 em 2023 para 59 em 2024. Até agosto de 2025, foram registrados 53 incidentes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

boonchai wedmakawand/Getty Images
Imagem de hacker em ação - Metrópoles
1 de 1 Imagem de hacker em ação - Metrópoles - Foto: boonchai wedmakawand/Getty Images

O Banco Central (BC) afirmou que o número de incidentes cibernéticos relevantes reportados à autoridade monetária mais que dobrou desde 2023, passando de 24 para 59 no ano passado. Apenas nos primeiros 8 meses de 2025, foram registrados 53 incidentes, aponta o fisco.

Os dados são do Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado nesta quarta-feira (12/11).

Segundo o BC, os incidentes recentes demonstraram que o risco cibernético pode trazer implicações para instituições financeiras e de pagamento, como perdas financeiras, por exemplo.

De acordo com a autoridade monetária, um conjunto razoável de participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) não dispõe de mecanismos adequados para proteger serviços providos via API e para lidar com incidentes como os recentemente ocorridos.

“O percentual de instituições que implementam práticas relacionadas ao desenvolvimento, à operação e à segurança de soluções de TI, que utilizam ou fornecem serviços por meio de APIs, é baixo. Entre as principais preocupações, destacam-se o baixo percentual de instituições que implementam validação robusta de dados, que estabelecem e testam requisitos não funcionais, e que monitoram o desempenho e o comportamento de serviços utilizados ou providos por meio de APIs”, afirma o relatório.

Incidentes recentes citados pelo BC

No começo de setembro, a fintech Monbank informou que foi alvo de um ataque hacker que resultou no desvio de R$ 4,9 milhões. Além disso, a Sinqia, empresa responsável por conectar bancos ao sistema Pix, afirmou que um ataque hacker provocou o desvio de aproximadamente R$ 710 milhões em transações não autorizadas.

Em julho, o Banco Central informou que a C&M Software, empresa que presta serviços tecnológicos e conecta instituições financeiras ao BC, comunicou ter sido alvo de um ataque à sua infraestrutura, em um dos maiores ataques já vistos ao Sistema Financeiro Nacional (SFN)

O texto afirma que grupos criminosos possuem conhecimento avançado sobre a operação do SFN e cooptam colaboradores das instituições financeiras e de pagamento.

Além disso, o fisco informa que as táticas, técnicas e procedimentos dos criminosos na execução de ataques
cibernéticos indicam que esses grupos possuem conhecimento avançado sobre a operação, a organização e os processos do SFN, incluindo o conhecimento sobre aspectos específicos da arquitetura dos sistemas das instituições atacadas e das atividades desenvolvidas por pilotos de reserva dessas instituições.

“Os incidentes ocorridos em empresas que prestam serviços tecnológicos para Instituições Financeiras trazem preocupações concretas (…) Os incidentes demonstraram fragilidades relacionadas a controles essenciais de instituições, como a gestão dos riscos associados a serviços providos por terceiros e as práticas de controle de acessos, bem como em serviços providos por meio de APIs.”, diz o texto.

No entanto, o banco afirma que permanece monitorando e atuando na resposta a incidentes cibernéticos relevantes que possam vir a impactar o regular funcionamento do SFN.

Quantidade de incidentes cibernéticos relevantes reportados ao BC

  • 2018 -7
  • 2019 – 18
  • 2020 – 27
  • 2021 – 33
  • 2022 – 20
  • 2023 – 24
  • 2024 -59
  • Até agosto de 2025 – 53

Segundo o BC,  o acesso indevido a credenciais de uma Instituição Financeira e posterior acesso à sua infraestrutura
tecnológica propiciam um incidente cibernético. Isso torna essencial investir em práticas de higiene cibernética, como por exemplo, aplicação de correções de vulnerabilidades, controle de acesso e observância de padrões de configuração segura de ativos de TI.

“Diante desse contexto, o BC implementou uma série de medidas para promover a resiliência cibernética e operacional do SFN, focando inicialmente no aprimoramento dos requisitos de segurança, no credenciamento e na operação dos PSTIs, e na ampliação de dispositivos para prevenir fraudes”, informou o banco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?