metropoles.com

Itaú demite 50 funcionários por pedirem auxílio de forma indevida

A instituição alegou desvio de conduta por parte dos colaboradores. Pelo menos 7,3 milhões de pessoas pediram o auxílio indevidamente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Itaú fachada
1 de 1 Itaú fachada - Foto: Divulgação

O banco Itaú emitiu um comunicado para anunciar a demissão de cerca de 50 funcionários que pediram o auxílio emergencial indevidamente. O benefício foi criado no ano passado para ajudar famílias de baixa renda na crise econômica promovida pela pandemia da Covid-19. O banco alegou desvio de conduta na demissão dos colaboradores.

“Para o Itaú Unibanco, ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões do banco, mas também dos seus colaboradores, que são orientados e treinados de forma recorrente sobre o tema. Desta forma, ao identificar que alguns dos seus profissionais solicitaram o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal, prática que caracteriza desvio de conduta, o banco decidiu pelo desligamento desses colaboradores”, informou a instituição.

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que pelo menos 7,3 milhões de pessoas receberam o benefício de forma indevida no ano passado, o que custou R$ 54 bilhões aos cofres públicos. O governo gastou R$ 300 bilhões com o auxílio emergencial em 2020. Por esse valor ser muito alto, a discussão sobre a retomada do benefício, descontinuado em dezembro, foi prolongada.

Nessa quarta-feira (3/3), no entanto, o plenário do Senado aprovou em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) 186/19, conhecida como PEC Emergencial. A proposição foi colocada como condição pelo governo para que se volte a pagar o auxílio emergencial para as pessoas mais necessitadas pela crise do novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?