metropoles.com

INSS: suspensão da exigência da prova de vida segue até 31 de outubro

No entanto, segurado do INSS poderá marcar atendimento para não ter o benefício suspenso já no próximo mês

atualizado

Compartilhar notícia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não vai suspender, até o final deste mês de outubro, o benefício de segurados que não realizaram a prova de vida em meio à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, a autarquia federal não deu sinais de que prorrogará, por mais um mês, a suspensão da exigência da prova de vida e, dessa maneira, segurados precisam ir às agências para realizar o procedimento comprobatório.

Beneficiários do INSS que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar, anualmente, que estão vivos. É possível realizar o agendamento pelo aplicativo Meu INSS.

De acordo com o INSS, aposentados, pensionistas e demais beneficiários que não fizeram comprovação de vida há mais de um ano terão os benefícios suspensos. Após seis meses, o pagamento é cessado pela autarquia.

Bloqueio suspenso

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS suspendeu, desde março deste ano, a rotina de bloqueio, suspensão e cessação em decorrência da falta de prova de vida. Por ora, esse prazo se encerra no final deste mês.

“Os procedimentos citados vão até a competência setembro. Logo, pagamentos efetivados em outubro, ainda ficam sem a possibilidade de suspensão por falta da fé de vida”, explicou o INSS, em nota enviada ao Metrópoles.

“Portanto, como dito, não haverá bloqueio até o fim deste mês, conforme a portaria 933, de 14/09/2020. Contudo, o beneficiário que quiser e puder, não há impedimento em realizar o procedimento”, prosseguiu o instituto.

Recomendações

A advogada Amanda dos Reis Melo, do escritório Reis & Sousa Advogados Associados, explica que as pessoas devem ficar atentas, pois as suspensões já devem começar a serem proferidas a partir do próximo mês.

Assim, a advogada especialista em direito previdenciário recomenda aos segurados marcar o atendimento e procurar as agências para realizar a prova de vida. Caso contrário, poderão ter o pagamento suspenso em novembro.

“Se a pessoa não fez a prova de vida até agora, e a próxima competência para receber é após outubro, provavelmente o pagamento ficará suspenso a partir do próximo mês”, explica a advogada Amanda dos Reis Melo.

O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Alexandre Triches, ressalta que, paralelamente à suspensão do bloqueio, o INSS tem realizado a prova de vida de forma virtual.

Biometria facial

“Apesar dessa suspensão – as pessoas não estão precisando fazer a prova de vida – o INSS está testando a prova de vida por biometria facial. O instituto selecionou 500 mil pessoas para fazer o procedimento”, explica.

O beneficiário que participar do projeto-piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária.

“Porém, se tiverem dificuldade em fazer o reconhecimento, o benefício não será suspenso em razão nas normas que determinam que até o final de outubro não haja nenhum problema nos benefícios desses segurados”, diz Triches.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?