Saiba como agendar ou remarcar perícia médica no INSS

Usuário deve reservar o serviço pelo Meu INSS, por aplicativo ou pelo telefone 135. Somente são atendidas pessoas com horário marcado

atualizado 08/10/2020 11:53

Fachada previdência socialDivulgação

As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente nas agências do INSS. Porém, somente segurados que agendaram a consulta pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 estão sendo atendidos.

Os usuários encontraram várias dificuldades quando houve a reabertura das agências. Por isso, o INSS oferece agora a possibilidade de remarcação de perícia médica agendada e não realizada.

0

Mais de 1,5 milhão de processos estão na fila do INSS. De acordo com o último dado disponível, 794 mil desse total aguardavam perícia médica em agosto. Vale ressaltar que as perícias são necessárias para garantir que os trabalhadores recebam o auxílio, retornem ao trabalho ou tenham direito à aposentadoria.

O INSS afirmou que também está em processo de contratação de mais uma central de atendimento para que seja otimizado o serviço pelo telefone 135. Segundo o próprio INSS, a capacidade de atendimento pelo canal será elevada em 30%.

Existem 3 opções para realizar o agendamento:

  1. pelo site Meu INSS
  2. pelo aplicativo Meu INSS
  3. pelo telefone 135

O INSS ressalta que o reagendamento foi incluído no aplicativo Meu INSS no último fim de semana. Por isso, é necessário atualizá-lo na loja de aplicativos do aparelho celular.

Caminho para o agendamento

  1. Acesse o Meu INSS (página ou aplicativo)
  2. Faça o login e clique na opção “Agendar perícia”
  3. Escolha entre as opções “Perícia inicial”, “Perícia de prorrogação” e “Remarcar perícia” (reagendamento) e clique em selecionar
  4. Siga os passos seguintes e faça o agendamento

É importante acompanhar o pedido para não deixar passar o seu horário. Além disso, é possível verificar quais agências estão abertas e realizando perícias pelo site covid.inss.gov.br/.

Se optar pelo telefone 135, é só selecionar a opção “Falar com o atendente” e escolher o modelo de agendamento de perícia que se deseja.

Últimas notícias