INSS divulga novo calendário para prova de vida; veja as datas

Cronograma foi publicado nesta segunda-feira (5/7) no Diário Oficial da União. Prova de vida voltou a ser obrigatória em 1º de julho

atualizado 05/07/2021 10:47

Fila no InssHugo Barreto/Metrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta segunda-feira (5/7), novo calendário para segurados realizarem a prova de vida. O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A realização da prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória na última quinta-feira (1º/7).

O cronograma foi organizado de forma escalonada. Quem não realizou o procedimento nos meses de março e abril de 2020, por exemplo, deve procurar a agência bancária onde recebe o pagamento e regularizar a situação até o final do mês de junho.

As datas divulgadas nesta segunda-feira são as mesmas publicadas na semana passada. Porém, foram incluídos novos meses.

Veja o calendário:

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Por isso, deve ser realizada uma vez por ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, o procedimento deixou de se tornar obrigatório.

O bloqueio do benefício acontece se o beneficiário não realizar a prova de vida no mês previsto no calendário. Nesse caso, basta procurar a agência bancária onde recebe o pagamento para desbloquear o benefício.

Como fazer

O cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe o pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.

O INSS vem implantando gradualmente a prova de vida por biometria facial. Esse serviço está disponível no Meu INSS para alguns beneficiários que já possuem carteira de motorista ou título eleitoral com biometria facial cadastrada.

Os beneficiários que podem usar esse serviço são avisados por SMS (pelo número 280-41) ou e-mail. Quem não recebeu nenhum desses comunicados deve fazer a prova de vida como nos anos anteriores.

Mais lidas
Últimas notícias