metropoles.com

Coronavírus: governo suspende bloqueio do pagamento do BPC

Medida vale por 120 dias. Segundo ministro, 100 mil idosos que não se inscreveram no Cadastro Único não terão benefício interrompido

atualizado

Compartilhar notícia

O governo federal não vai bloquear nem suspender pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) por ao menos 120 dias. É o que determina portaria publicada nesta quinta-feira (19/03) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o texto, assinado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a medida foi anunciada para ajudar no combate aos impactos causados pelo novo coronavírus na economia.

Até então, para receber o BPC, idosos e deficientes beneficiários precisavam se registrar no Cadastro Único. Quem não regularizava a situação cadastral dentro do prazo poderia ter o benefício suspenso.

A medida considera “a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os beneficiários do BPC se submetam a ambientes que possam expô-las à infecção pelo novo coronavírus”.

O auxílio mensal, no valor de um salário mínimo — hoje em R$ 1.045 —, é destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que tenham renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo.

Em rede social, Onyx informou que a medida alcança mais de 243 mil pessoas, “sendo mais de 100 mil idosos que ainda não se inscreveram no Cadastro Único”.

Idosos estão no grupo de risco do Covid-19, o que significa que a taxa de mortalidade é maior para essas pessoas. “Em breve, faremos novos anúncios”, prometeu Onyx

Compartilhar notícia