metropoles.com

Bolsonaro comenta derrota sobre BPC: “Impõe despesa de R$ 20 bi”

Benefício é pago a idosos de baixa renda ou pessoas que tenham deficiência física de. Veto presidencial ao aumento foi derrubado

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (12/03), por meio das redes sociais, que a decisão do Congresso Nacional de derrubar o veto presidencial e aumentar o limite de renda para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) “impõe uma despesa extra de R$ 20 bilhões ao Executivo no corrente ano”.

Com a mudança feita por parlamentares nessa quarta-feira (11/03), idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo terão direito ao benefício.

Na justificativa do veto, o governo federal afirmava que a matéria cria despesas obrigatórias ao Poder Executivo sem indicar a fonte de custeio e sem demonstrar os impactos orçamentários e financeiros, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a lei que instituiu o Teto de Gastos.

O BPC é pago a pessoas de qualquer idade que tenham deficiências físicas e a idosos de 65 ou mais que tenham impedimentos de “natureza física, mental, intelectual ou sensorial”.

Os beneficiários recebem um salário mínimo e não podem ser contemplados em outros benefícios da Seguridade Social, como seguro-desemprego, aposentadoria e pensão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?