metropoles.com

Covid-19: Banco Mundial prevê que PIB brasileiro cairá 5% em 2020

Se confirmada, a retração da economia do país seria a pior dos últimos 58 anos. Já em 2021, a previsão é de crescimento baixo, de 1,5%

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
banco mundial
1 de 1 banco mundial - Foto: Divulgação

O Banco Mundial estimou que o Brasil terá retração de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. O anúncio foi divulgado neste domingo (12/04) no lançamento do relatório “A economia nos tempos da Covid-19”, que faz projeções do cenário da América Latina baseadas na crise mundial em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na região, a retração média prevista é de 4,6%.

O levantamento analisou a situação de 26 países, e apenas o PIB de dois deles – Guiana e República Dominicana – não entrariam em recessão neste ano. Já para o ano que vem, a previsão é de crescimento de 1,5%, seguida de outro aumento, de 2,3% em 20201.

De acordo com o Banco Mundial, o relatório mostrou ainda que a pandemia será forte devido ao perfil dos países da América Latina, dependentes da exportação de commodities. Países que compram esses produtos passarão a pedir em menor quantidade.

Além do Brasil, México, Argentina e Equador também terão redução na economia. As projeções, contudo, ainda podem mudar e dependem, informou o Banco Mundial, dos desdobramentos da pandemia.

Para tentar amortizar os efeitos da crise, a instituição defendeu a ampliação das redes de proteção social e recursos a pequenas e médias empresas, com o objetivo de manter empregos. O Congresso Nacional aprovou auxílio emergencial de R$ 600 a informais e microempreendedores e, nessa semana, o governo já começou a pagá-lo.

“Empresas e setores estrategicamente importantes devem ter suporte explícito, em troca de manter o emprego de seus trabalhadores. As pequenas empresas podem ser alcançadas por meio de bancos e outros intermediários. As instituições financeiras podem ser incentivadas através do compartilhamento de riscos [de crédito com o governo] e garantias, de modo a garantir a disponibilidade de liquidez em um contexto de necessidades de capital.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?