metropoles.com

Atividade industrial cresce 2,2% em março, aponta CNI

Setor recuperou mais da metade da queda de 3,6% do mês anterior; As horas trabalhadas aumentaram 0,9% em março

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Espírito Santo/Divulgação
robos_industriais-economia-circular
1 de 1 robos_industriais-economia-circular - Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta segunda-feira (10/5), que a atividade industrial de março foi positiva e compensou parte das perdas de fevereiro. O faturamento cresceu 2,2%  e recuperou mais da metade da queda de 3,6% do mês anterior. As horas trabalhadas aumentaram 0,9% em março.

“Os dados de março revertem parcialmente as perdas de fevereiro e mantêm a atividade industrial em patamar acima do pré-pandemia. Na comparação com março de 2020, quando a indústria enfrentava a necessidade de paralisar as operações por conta da pandemia, as altas da atividade são expressivas.”, diz o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) mantém patamar elevado, em 81,1%. “Alta de 0,4 pontos percentuais em relação a fevereiro e consolida um nível persistentemente superior ao pré-crise”, informa a CNI. Na comparação com março do ano passado, a UCI está 4,8 pontos percentuais maior.

Massa salarial avança

O salário também apresentou aumento de 2,2% em março, retornando ao patamar de janeiro. Na comparação com o mesmo mês de 2020, houve queda de 4,6%.

De acordo com a Confederação, parte da queda é explicada pelos desligamentos ocorridos naquele período e o consequente aumento no pagamento de verbas rescisórias, que conferiu a março de 2020 um pico descolado da tendência que se apresentava até então.

O emprego industrial foi outro destaque da pesquisa, que registrou avanço mais uma vez e acumulou oito altas consecutivas, com aumento de 0,3% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020, isso representa um aumento de 1,2% do emprego.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?