metropoles.com

Após decisão judicial, Petrobras começa a abastecer navios iranianos

As embarcações estavam paradas no Porto de Paranaguá, no Paraná, há mais de 50 dias sem poderem retornar ao país

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução/ TV Globo
navio iraniano petrobras
1 de 1 navio iraniano petrobras - Foto: reprodução/ TV Globo

A Petrobras começou a abastecer, na madrugada deste sábado (27/07/2019), os navios iranianos parados no Porto de Paranaguá, no Paraná, há mais de 50 dias. A medida atende decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

As embarcações chegaram ao Brasil no dia 8 de junho, trazendo ureia. Elas foram carregadas com milho brasileiro e deveriam voltar ao Irã, mas foram impossibilitadas de seguir viagem, devido à falta de combustível.

A estatal brasileira se recusou a fazer o abastecimento dos navios, pois as embarcações estão sob sanção dos Estados Unidos.

Na última quarta-feira (24/04/2019), o Irã ameaçou cortar as importações do Brasil se a estatal não reabastecesse os dois cargueiros. A Petrobras alegou que temia ser punida pelo governo norte-americano caso fornecesse o combustível.

A companhia exportadora obteve uma liminar favorável do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), determinando o abastecimento dos cargueiros. Mas, após um recurso da estatal, a decisão foi suspensa pelo STF, em caráter liminar.

Compartilhar notícia