metropoles.com

2023, o ano para investir na Bolsa? As visões de 4 bancos e corretoras

Falta de previsibilidade sobre os rumos da economia dificulta as previsões para a Bolsa, mas visão comum é de que ações estão baratas

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1
1 de 1 Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Definido o nome de Fernando Haddad como novo ministro da Fazenda, o mercado começa a buscar insumos para calcular o cenário do próximo ano. As projeções para a Bolsa de Valores no próximo ano são sinal de que, apesar do mandatário da Fazenda ter sido escolhido, ainda há muito em aberto.

A condução da política fiscal será determinante para o rumo dos juros. Caso o governo opte por abrir o caixa e gastar mais, como a PEC de Transição sugere que ocorrerá, o aumento de despesas poderá causar um repique inflacionário. Se assim for, o Banco Central deverá manter a Selic em um patamar elevado, ou até deverá aumentar os juros básicos no país.

Juros mais altos significam um custo mais elevado para as empresas, o que comprime as receitas e as margens dos negócios listados na Bolsa. Além disso, com a Selic em dois dígitos, o investidor brasileiro é estimulado a deixar o dinheiro em aplicações de renda fixa, cujo rendimento anual acompanha o da taxa básica do país.

É por isso que ciclos de juros altos costumam deprimir a bolsa. O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, não andou nos últimos 12 meses. O indicador acumula queda de 0,2% no mesmo período, e deve encerrar o ano praticamente no zero a zero.

Por outro lado, se o governo Lula se mostrar capaz de equilibrar as promessas de campanha com alguma regra fiscal, é possível que o desempenho da economia (e das empresas da Bolsa) surpreenda positivamente.

O Metrópoles reuniu as projeções de quatro corretoras e bancos para o Ibovespa em 2023. No melhor dos cenários, a Bolsa poderia ter um salto de 25%, e no pior, o índice andaria de lado até o final do ano que vem.

Veja abaixo as projeções e as análises.

Bank of America: 135 mil pontos

A mais otimista das análises é a do Bank of America (BofA). O banco estrangeiro prevê o Ibovespa em 135 mil pontos no final do próximo ano, acima do recorde histórico de 130 mil pontos atingido pela Bolsa em junho de 2021.

A visão positiva para o cenário brasileiro está relacionado ao bom momento das commodities no exterior. Para o BofA, as empresas da Bolsa exportadoras de petróleo, minério e aço, por exemplo, serão beneficiadas pela valorização das cotações. Como essas empresas possuem um grande peso na Bolsa brasileira, o mercado deverá ter um ano positivo.

“No Brasil, esperamos estar no final do ciclo de alta [dos juros] e os mercados estão discutindo em qual momento do próximo ano os cortes [da Selic] começarão. A inflação está caindo e a atividade está desacelerando”, observou o banco, em relatório.

JPMorgan: 130 mil pontos

Assim como o BofA, o JPMorgan avalia o Brasil dentro do contexto da América Latina. Por isso, a visão também é mais otimista do que a média. Na visão do banco americano, o Ibovespa escalará para o mesmo patamar recorde de 130 mil pontos.

Para os economistas do JPMorgan, o crescimento da economia e da bolsa serão suportados por um avanço das commodities. Mesmo que haja uma recessão nos Estados Unidos, em razão da alta dos juros, a reabertura da economia da China e o dólar mais fraco serão suficientes para garantir às exportadoras brasileiras um bom 2023.

Por outro lado, o banco americano lembra que um quadro de dominância fiscal (com os gastos do governo fora de controle) poderia elevar a inflação, os juros e derrubar a bolsa para um patamar de 95 mil pontos.

” A piora do lado fiscal levaria à alta da inflação e confirmaria os movimentos recentes da curva de juros, com elevação da Selic para 2023″, alertou a equipe do JPMorgan, em relatório.

XP: 125 mil pontos

A corretora XP vê a Bolsa brasileira com um desconto de 40% em relação ao preço-médio dos últimos 15 anos. Por enxergar o mercado de ações como barato, a projeção da empresa é de um Ibovespa aos 125 mil pontos no final de 2023.

Com o aumento dos juros nos Estados Unidos e Europa, o Brasil tende a ser um destino buscado por investidores estrangeiros.

Por outro lado, o cenário de 125 mil pontos foi fruto de uma revisão pela equipe da XP. Antes da aprovação da PEC de Transição, a corretora via a Bolsa em 135 mil pontos, mas o aumento de gastos do governo e o risco para a inflação tornou a projeção mais conservadora.

Genial Investimentos: 109 mil pontos

A mais pessimista das projeções coletadas pelo Metrópoles é a da corretora Genial. A equipe de análise da corretora revisou o cenário para 2023 e projetou uma Bolsa em 109 mil pontos, praticamente o mesmo nível da última sexta-feira (9/12), quando o Ibovespa fechou o dia em 107 mil pontos.

A Genial diz que fez o ajuste principalmente em razão dos juros. Até a aprovação da PEC, a corretora vislumbrava o início do processo de queda da Selic já em 2023, mas agora a equipe de análise acredita que os juros vão até voltar a subir no ano que vem.

“Entendemos que ações locais estão baratas, mas as primeiras sinalizações do governo eleito diminuem a visibilidade de um cenário mais benigno à frente”, escreveu a equipe da Genial, em relatório.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?