metropoles.com

Dona Guga: quem é a veterana do samba celebrada em post de Viola Davis

Presidente de honra da escola de samba Morro da Casa Verde, em São Paulo, a animada Dona Guga, de 76 anos, tem história no Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Dona_Guga_Morro_Casa_Verde_Carnaval_SP
1 de 1 Dona_Guga_Morro_Casa_Verde_Carnaval_SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — Com mais de 9 milhões de seguidores no Instagram, a premiada atriz norte-americana Viola Davis publicou, no começo do mês, um vídeo de uma graciosa senhora sambando, que bateu 3 milhões de visualizações. “Adorei! Mal posso esperar para visitar o Brasil um dia”, escreveu a artista.

Trata-se da animada Laurinete Nazareth da Silva, mais conhecida como Dona Guga. Ela tem 76 anos de idade e é símbolo do Carnaval paulistano. Assista ao registro:

O DNA do samba corre nas veias da presidente de honra da Morro da Casa Verde, escola da Zona Norte de São Paulo. O fundador da agremiação foi seu pai, Zezinho do Banjo, que queria homenagear a Estação Primeira de Mangueira.

A “versão paulista” da verde e rosa nasceu em 1962. Mas, quando a Casa Verde passou a existir, Dona Guga já estreara na avenida havia tempos. “Desfilo desde os meus 2 anos de idade. Meu primeiro desfile foi em 1945”, conta, orgulhosa.

0

Ela foi pioneira no Carnaval de São Paulo ao virar a primeira mulher presidente de uma agremiação no estado. Hoje, Dona Guga é presidente de honra e guardiã da sede da Zona Norte, que fica embaixo de sua casa.

A senhora é acostumada com um pouco de fama e paparicação, mas a repercussão da dança compartilhada por Viola Davis foi diferente. “Recebi muito carinho, o vídeo já bateu milhões de visualizações. Eu me sinto feliz”, comemora.

Cuidado com o legado

O atual presidente da Morro da Casa Verde é Emerson de Campos, o “Careca”, filho de Dona Guga. “Foram 42 anos de presidência. Agora a escola é comandada por filhos, sobrinhos, netos e bisnetos. Tudo que a gente sabe é por causa dela. Queremos que as pessoas conheçam sua história”, afirma.

Dona Guga já atuou também como ritmista, porta-bandeira e rainha de bateria. São quase 60 anos de dedicação para honrar e preservar a paixão que vem de berço.

A Morro da Casa Verde será a primeira a desfilar pelo grupo de acesso I, em 21 de abril, no Sambódromo do Anhembi. Com o enredo “Sob a proteção de Oxalá, festa no terreiro de bambas para caçador, curandeiro e padroeiro”, a meta da agremiação é chegar novamente ao tão sonhado grupo especial.

“Sempre vamos entrar para ganhar. A expectativa é muito grande, mas a dificuldade também. Será um Carnaval de superação”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?