metropoles.com

Propaganda de loja conta a história do criado-mudo e viraliza

O móvel passará a ser chamado de “mesa de cabeceira” em todas as unidades físicas e no site da marca

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução
certa-etna-vai-abolir-nome-criado-mudo-1574257749346-v2-900×506-e1574438290646
1 de 1 certa-etna-vai-abolir-nome-criado-mudo-1574257749346-v2-900×506-e1574438290646 - Foto: Foto: Reprodução

Uma campanha de marketing da rede de lojas de decoração Etna, viralizou nas redes sociais. Lançada na última quarta-feira (20/11/2019), na ocasião do Dia da Consciência Negra, a ação chamou atenção para a história do termo “criado-mudo” em busca de conscientização.

No vídeo divulgado acompanhado da hashtag #CriadoMudoNuncaMais, vários atores negros contam a história (texto abaixo) do item de decoração. Escravos eram obrigados a ficar a noite inteira parados e calados ao lado da cama dos senhores, como verdadeiros objetos sem vida e daí surgiu o criado-mudo.

“Em 1820, os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados. Alguns desses homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama com um copo d’água, roupas ou o que mais fosse.
Porém, alguns senhores achavam incômodo o fato de eles falarem, e muitos chegavam a perder a língua. Outros sofreram duras punições para “aprender” a nunca se mexer quando houvesse alguém dormindo.
Um dia, surgiu a ideia de uma pequena mesinha para ficar ao lado da cama, usada basicamente para apoiar objetos. Esse móvel exercia a mesma função do escravo doméstico e foi chamado de criado. Então, para não confundir os dois, passaram a chamar o móvel de criado-mudo.
Dois séculos depois, sem nos dar conta, ainda carregamos termos racistas como esse, mas sabemos que é sempre tempo de mudar e evoluir”.

A loja resolveu abolir o termo “criado-mudo” do catálogo. O termo ainda aparece na busca, mas quando o internauta entra no site, é surpreendido pelo nome Mesa de Cabeceira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações