metropoles.com

Dino e Lewandowski se reúnem no MJ: “Não é transição, é continuidade”

Tratativas para troca de comando na pasta acontecem desde anúncio do nome de Lewandowski, que já escolheu dois principais secretários

atualizado

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Os ministros Flávio Dino e Ricardo Lewandowski darão início ao processo de transição do comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública MJSP - metrópoles
1 de 1 Os ministros Flávio Dino e Ricardo Lewandowski darão início ao processo de transição do comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública MJSP - metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O ministro da Justiça Flávio Dino e o ex-STF Ricardo Lewandowski se reúnem na tarde desta terça-feira (23/1) para tratar sobre a transição da pasta.

Na reunião que marcou a transição entre as gestões, realizada nesta terça-feira (23/1), no Palácio da Justiça, Dino desejou sorte ao sucessor e destacou as qualidades do ex-ministro do STF. “Quero lhe desejar sorte, sucesso e proteção de Deus”, observou Dino.

Na mesma ocasião, Lewandowski afirmou que seguirá com o trabalho da gestão de Dino, realizando ajustes quando for necessário. O ex-ministro ainda sublinhou a atuação dele na chefia da pasta será não só dedicada a questões da Justiça, como em dar uma resposta à população no que se refere à Segurança Pública.

Dino ainda realizou uma passagem simbólica do broche de ministro da Justiça a Lewandowski. “Estou cedendo [o broche ao senhor] e em 2045 pode me devolver”, brincou Dino sobre o prazo máximo de permanência no STF, quando deverá se aposentar. A passagem, vale lembrar, é símbolo, já que não substitui a posse.

Lewandowski assume o MJ a partir de 1º de fevereiro, conforme publicação no Diário Oficial desta semana.

Dino voltará para o Senado e tomará posse no Supremo Tribunal Federal no dia 22 de fevereiro.

A reunião de transição acontece na Sala de Retratos, no 4º andar do Palácio da Justiça, em Brasília. Os primeiros minutos da reunião são acompanhados pela imprensa. Dino e Lewandowski devem fazer pronunciamento ao final.

Mudanças na Segurança Pública

As tratativas sobre a transição no Ministério da Justiça acontecem desde o dia 11 de janeiro, quando Lula anunciou oficialmente a escolha do novo ministro.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, vai assumir a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), órgão dentro do MJ que centraliza a relação do governo federal com as polícias estaduais e guardas municipais.

Advogado e professor, Manoel Carlos de Almeida Neto será o novo secretário-executivo, número 2 do ministério, cargo ocupado atualmente por Ricardo Cappelli.

Manoel foi secretário-geral da Presidência do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as gestões de Lewandowski.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?