Desta vez, o currículo bate. USP confirma mestrado de novo ministro do MEC

O último ministro à frente do MEC, Carlos Decotelli, polemizou o governo federal ao mentir diplomas em universidades nacionais e do exterior

atualizado 03/07/2020 13:07

Rodrigo Fonseca/CMC

Nomeado o novo ministro da Educação (MEC) de Jair Bolsonaro (sem partido), o Currículo Lattes de Renato Feder confirma as informações divulgadas pela secretaria de Educação do Paraná, do qual ele chefiava. Apesar de desatualizado, com última edição em 2002, consta no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que o professor é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

O último ministro à frente do MEC, Carlos Decotelli, polemizou o governo federal ao mentir diplomas em universidades nacionais e do exterior. Ele passou a levantar suspeitas de fraude após as universidades de Rosário, na Argentina, e a de Wuppertal, na Alemanha, contestaram títulos que ele diz ter. Nas ocasiões, ele cursou um doutorado, mas não teve a tese aprovada e participou de uma pesquisa, mas não obteve nenhum título.

Já no caso de Feder, o Metrópoles entrou em contato com as assessorias das universidades, que confirmaram os títulos do ministro.

0

Apesar dos títulos estarem checados, a única atividade profissional exporta no Lattes é um trabalho na área comercial no Serasa, no ano 2000, no qual ele classificou como emprego “atual”. Porém, o site da secretaria da Educação do Paraná, do qual ele chefiava, afirma que Feder lecionou por 10 anos matemática em escolas e chegou a ser diretor de instituições de ensino por oito anos.

Além disso, também consta que ele foi professor do Ensino de Jovens Adultos (EJA), programa de supletivo a pessoas que tiveram estudos interrompidos. Mas, os dados seguem desatualizados na plataforma da entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações .

Lattes Renato Feder by Natália Lázaro on Scribd

Últimas notícias