metropoles.com

De férias em Santa Catarina, Bolsonaro faz live de 5ª feira

O presidente Bolsonaro começou o dia visitando o parque temático Beto Carrero. Depois, comeu pizza e visitou uma loja da Havan

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) transmitiu, nesta quinta-feira (30/12), sua tradicional live semanal pelas redes sociais. De férias em Santa Catarina desde a última segunda-feira (27/12), o chefe do Executivo gravou vídeo após visita ao parque temático Beto Carrero.

Durante a live, Bolsonaro justificou a negativa de ajuda do governo Argentino para a população atingida por enchentes na Bahia.

“A Argentina nos ofereceu 10 pessoas para ajudar na distribuição de comida, de água. Para gente, fica muito caro receber essas pessoas. A gente agradece o apoio, mas 10 argentinos sem uma especialidade fica oneroso para o Brasil”, afirmou.

O presidente ainda disse que, embora tenha recusado o apoio da Argentina, está aberto a receber doações, como fez com o Japão. Por meio da Agência de Cooperação do Japão (JICA), a Bahia recebeu barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água. “Esse tipo de ajuda estamos recebendo”, ressaltou Bolsonaro na live.

Economia

Durante o pronunciamento, Bolsonaro ainda respondeu pergunta sobre a alta inflação do país e creditou o problema econômico à pandemia de Covid-19. “Foi a política do ‘Fique Em Casa, a economia a gente vê depois’. Fecharam o comércio, as cadeias produtivas foram destruídas. Eu sempre fui contra. Agora, a consequência é clara: inflação”, disse.

Segundo o Boletim Focus, compilado de previsões do mercado para a economia divulgado semanalmente pelo Banco Central, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, para 2021 é de 10,05%.

Veja:

Bolsonaro confirmou também previsões da equipe econômica de aumentar o salário mínimo para R$ 1.212 a partir de 1º de janeiro de 2022. Dessa forma, o novo valor fica R$ 112 acima do atual e do que foi previsto no Orçamento.

Vacinação de crianças

Sobre a vacinação infantil contra Covid-19, Bolsonaro voltou a afirmar que não vai imunizar a filha de 11 anos. “Há ainda muita incerteza, conversei com minha esposa e não optamos por não vacinar. A minha política é de que seja facultativa. Você não pode criar um clima de terror e obrigar as pessoas a vacinarem”, disse o presidente.

Agenda

Durante a manhã, o presidente foi assistir ao espetáculo “Hot Wheels Epic Show!”, com carros que fazem manobras em alta velocidade. Quando a apresentação oficial acabou, por volta das 11h30, Bolsonaro dirigiu um dos carros e fez manobras em drift aos gritos de “mito” pela plateia. Em discurso breve, agradeceu a receptividade do público e foi aplaudido pelos presentes.

À tarde, visitou uma loja da Havan, em Santa Catarina, e recebeu presentes e “grito de guerra” dos funcionários de Luciano Hang, apoiador de Bolsonaro.

O presidente está hospedado com a família no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, onde passará o feriado do Ano-Novo.

Nos quatro primeiros dias de estadia no litoral catarinense, Bolsonaro passeou de moto, andou de jet ski com a filha e a enteada, cortou o cabelo em uma barbearia local, apostou na Mega da Virada e jantou em uma pizzaria.

Enchentes

Bolsonaro vem sendo criticado por não ter ido à Bahia prestar apoio aos atingidos pelas enchentes na região. As chuvas na região sul da Bahia deixaram, até o momento, 24 mortos, 434 feridos e 91 mil desabrigados ou desalojados. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência. O presidente Jair Bolsonaro afirma que tem acompanhado a crise de longe e ressalta o envio de equipe ministerial à região.

Compartilhar notícia