metropoles.com

Datafolha: Alckmin lidera disputa em SP com 26% de intenções de voto

Haddad aparece em segundo, com 17%, e Marcio França em terceiro. Em cenário sem Alckmin, Haddad lidera com 23% das intenções de voto

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ex-governador Geraldo Alckmin prepara saída do PSDB
1 de 1 Ex-governador Geraldo Alckmin prepara saída do PSDB - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – Pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (29/9) mostra que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a corrida eleitoral para o governo de São Paulo em 2022, com 26% das intenções de voto. Já o petista Fernando Haddad fica em segundo, com 17%.

Alckmin deve deixar o PSDB e já está em conversas com outros partidos, como o PSD. Ainda não se sabe se ele vai concorrer a governador no ano que vem. O Datafolha ainda projeta que, num cenário sem Alckmin, Haddad aparece como primeira opção para 23% das pessoas.

Em seguida, aparecem o ex-governador Márcio França (PSB), com 15% das intenções de voto, e depois Guilherme Boulos (PSol), líder do MTST, com 11%.

Em quinto lugar, está o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido), com 4%, e em sexto o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriota), também com 4%.

No fim da lista aparecem o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (sem partido) e o deputado federal Vinicius Poit (Novo), ambos com 1%. Já 17% responderam que devem votar nulo ou em branco.

A pesquisa foi realizada na semana passada e ouviu 2.034 pessoas de 16 anos ou mais em 70 cidades do estado.

Um outro cenário projetado pelo Datafolha inclui Rodrigo Garcia (PSDB), vice-governador de São Paulo e secretário de governo estadual. No momento, ele é o único pré-candidato oficial do partido, pois só ele se inscreveu para as prévias tucanas que vão definir o candidato a governador.

Na pesquisa, Garcia fica em quinto lugar, com 5%, atrás de Haddad (23%), França (19%), Boulos (13%) e Tarcísio (6%). Arthur também tem 5%, Weintraub possui 2% e Poit, 1%.

Garcia ainda é pouco conhecido fora do círculo político em São Paulo, mas busca mudar isso. Ele tem marcado presença nas redes sociais e intensificado sua agenda pelo interior do estado. Sua candidatura é apoiada pelo governador João Doria e pela cúpula do PSDB paulista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações