Datafolha: 89% acham que tarifaço de Trump vai atrapalhar economia

Número foi apurado em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31/7)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Imagem colorida mostra contêineres em um dia ensolarado; balança comercial
1 de 1 Imagem colorida mostra contêineres em um dia ensolarado; balança comercial - Foto: Reprodução/Twitter

Para 89% dos brasileiros, o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil vai prejudicar a economia nacional. O número é de pesquisa do Instituto Datafolha que foi divulgada nesta quinta-feira (31/7). Trump impôs uma taxa de 50% aos produtos brasileiros importados pelos norte-americanos.

O Datafolha perguntou aos entrevistados “Qual impacto da taxação dos produtos brasileiros nos EUA na economia brasileira?”. Do total, 66% responderam que vai prejudicar muito e 23% que vai prejudicar um pouco, resultando nos 89% que consideram o impacto da medida de Trump na economia nacional. Outros 7% que acreditam que o tarifaço não levará impacto à economia e 4% não souberam responder.


Agosto

  • Donald Trump reiterou, também nesta quarta (30/7), que o tarifaço comercial imposto pelo governo norte-americano a diversos países, entre os quais o Brasil, entrará mesmo em vigor na próxima sexta-feira (1º/8), sem possibilidade de prorrogação.
  • As declarações de Trump foram dadas em mensagens publicadas em sua própria rede social, a Truth Social, a apenas dois dias do fim do prazo estipulado pela Casa Branca para que os países atingidos pelas tarifas negociem eventual redução das taxas com os EUA.
  • “O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1º de agosto. Ele continua firme e não será prorrogado. Um grande dia para a América!”, escreveu Trump.
  • No entanto, a ordem executiva assinada pelo próprio presidente define para o dia 6/8 o prazo para mercadorias inseridas para consumo, ou retiradas do depósito para consumo.

O instituto fez um recorte da pesquisa entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último pleito, em 2022. Neste grupo, 92% entendem que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira. Entre os eleitores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 87% também acreditam haver influência do tarifaço nos negócios em território nacional.

Os entrevistados foram questionados ainda sobre o impacto do tarifaço na vida deles. Houve 43% que consideram que o tarifaço vai prejudicar muito e 34% que entendem que vai prejudicar pouco, totalizando 77% que consideram a possibilidade de sofrer algum impacto. Por outro lado, para 19% não haverá impacto. Outros 4% não souberam responder.

Durante a aplicação do questionário, foi perguntado o que o governo brasileiro deveria fazer para reagir à taxação dos produtos brasileiros nos EUA. A opção “Negociar para tentar convencer o presidente dos EUA a mudar de ideia” foi a mais apontada, com 72% das respostas. Em segundo lugar, 15% disseram que o governo deve “taxar igualmente os produtos dos EUA vendidos no Brasil”. Outros 6% opinaram que o Brasil deve “atender todas as condições exigidas pelo governo dos EUA” e 7% não souberam responder.

Entre os entrevistados, 71% se consideram informados sobre o tema, sendo que 32% entendem estar bem informados e 39% mais ou menos informados sobre o tarifaço. Por outro lado, há 9% que se dizem mal informados, 18% que dizem não ter tomado conhecimento do assunto, enquanto 2% não souberam responder.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, antes da publicação do decreto assinado por Trump que oficializou a sobretaxa de 50%, na tarde da quarta-feira (30/7). Ao todo, foram entrevistadas 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro máxima considerada pelo Datafolha é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Tarifaço

A imposição da sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros foi assinada e divulgada pelo governo norte-americano na quarta-feira (30/7). Os produtos importados pelos EUA do Brasil, de maneira geral, já tinham uma sobretaxa de 10%, o que Trump fez na quarta foi divulgar um índice cumulativo de 40%.

Ao mesmo tempo que impôs a sobretaxa de 50%, Trump abriu excessão para um grupo de quase 700 produtos. No entanto, ficaram de fora importantes itens comprados pelos norte-americanos, como café e carne.

Veja produtos que ficaram de fora do tarifaço:

No ato que impôs o tarifaço, Trump cita nominalmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que estaria, conforme o presidente norte-americano, violando direitos fundamentais no Brasil e, inclusive, efetuando uma perseguição política contra o ex-presidente Bolsonaro. Apesar de o presidente usar estes argumentos para a imposição do tarifaço, os Estados Unidos manifestaram, durante as negociações sobre as tarifas, interesse na exploração de terras raras. Esses itens são objeto de cobiça por causa da competição com a China para a produção de produtos de alta tecnologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?