metropoles.com

Alckmin fará rodada de conversas com setores atingidos por tarifaço

Vice-presidente tem coordenado as negociações do governo brasileiro com empresários e com o governo dos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Samuel Reis/Metrópoles
Vice-presidente Geraldo Alckmin
1 de 1 Vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Samuel Reis/Metrópoles

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) fará, na próxima semana, reuniões com os setores econômicos afetados pelo aumento das tarifas de importação do governo dos Estados Unidos. A expectativa é de que Brasília responda às ações de Washington na primeira quinzena de agosto. A nova rodada de reuniões com empresários vai acontecer após o governo Lula terminar uma análise interna do cenário após a divulgação da decisão de Trump, na quarta-feira (30/7).

Em abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou uma alíquota padrão de 10% para os produtos vendidos da América Latina para os Estados Unidos e 25% para o aço e o alumínio, comercializados por diferentes países.

Agora, na quarta-feira (30/7), o titular da Casa Branca assinou uma ordem executiva que aplica uma alíquota adicional de 40% para os produtos brasileiros, elevando a taxa geral para 50%. Apesar do aumento, o governo norte-americano deixou quase 700 produtos de fora da lista, itens considerados de interesse estratégico para os EUA.

Nos últimos quatro meses, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem coordenado as negociações do governo brasileiro junto ao empresariado e autoridades norte-americanas para as medidas aplicadas por Trump.

O MDIC e o Ministério da Fazenda deverão apresentar um levantamento detalhado com os impactos da tarifa em cada setor, para embasar quais medidas poderão ser adotadas pelo Palácio do Planalto.

A previsão é que a resposta do governo Lula seja baseada na Lei da Reciprocidade Econômica. A legislação estabelece que antes de adotar qualquer medida, o Brasil deverá tentar solucionar o imbróglio por meio do diálogo diplomático, mas podendo agir de forma emergencial, caso necessário.

O presidente Lula indicou que caso não consiga resolver por meio da diplomacia, irá taxar em 50% os produtos norte-americanos. Pela Lei da Reciprocidade Econômica, o Brasil poderá aumentar impostos sobre produtos norte-americanos e também suspender acordos comerciais. A legislação também prevê a interrupção de direitos de propriedade intelectual (como patentes de medicamentos ou tecnologias de empresas).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?