CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro”

Deputado, que vai liderar bancada governista no colegiado, afirma que governo Lula não teme investigações

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
Foto colorida do Dputado Federal Paulo Pimenta em entrevista no estúdio do Metrópoles sobre CPMI do INSS - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Dputado Federal Paulo Pimenta em entrevista no estúdio do Metrópoles sobre CPMI do INSS - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) defendeu, nesta quarta-feira (27/8), que o foco da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS seja a responsabilização dos envolvidos no esquema bilionário de descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

“Nós não vamos passar a mão na cabeça de ninguém. Se for servidor de carreira, do INSS, da CGU, da Dataprev, do Ministério da Previdência, cargo de chefia, não importa. Quem meteu a mão nos dinheiros dos aposentados e das aposentadas vai responder por esse crime”, disse Pimenta, em entrevista exclusiva ao Acorda, Metrópoles.

Veja a entrevista na íntegra:

O deputado foi escalado para coordenar a base governista na CPMI. De acordo com ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) não teme as investigações.

“Nós estamos absolutamente tranquilos. Temos a certeza que ao final desse trabalho, dessa investigação, não vai restar dúvidas que este é um esquema criminoso, bilionário, montado dentro do INSS, montado dentro da Previdência durante o governo do presidente Bolsonaro”, declarou.

O colegiado deu início oficialmente aos trabalhos nessa terça-feira (26/8), quando os deputados e senadores se reuniram para aprovar o plano de trabalho da comissão e também alguns requerimentos de convocações.

Na semana passada, o governo teve um revés na Comissão depois de uma articulação da oposição para eleger um presidente diferente do esperado pelo governo. O resultado foi a escolha do senador Carlos Viana (Podemos-MG) para presidir o colegiado e do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator. O governo defendia outros nomes.

A CPMI aprovou o convite para ouvir ministros da Previdência que ocuparam o cargo desde 2015.

O colegiado também aprovou a convocação, que implica comparecimento obrigatório, de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, e dos presidentes do órgão dos últimos 10 anos.

CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - destaque galeria
11 imagens
Deputado Paulo Pimenta
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 3
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 4
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 5
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 6
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 1
1 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
Deputado Paulo Pimenta
2 de 11

Deputado Paulo Pimenta

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 3
3 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 4
4 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 5
5 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 6
6 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 7
7 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 8
8 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 9
9 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 10
10 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo
CPMI do INSS: Paulo Pimenta defende foco em “quem roubou o dinheiro” - imagem 11
11 de 11

Michael Melo/Metrópoles @michaelmelo

 


CPMI do INSS

  • A comissão foi instalada em 20 de agostopa. O prazo final para a entrega e votação do relatório é em 28 de março de 2026.
  • A definição do presidente e do relator representou uma vitória para a ala mais ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
  • O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), havia indicado o senador Omar Aziz (MDB-AM) para comandar o colegiado, mas o escolhido foi o senador Carlos Viana (Podemos-MG).
  • Para relatar o assunto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) propôs o nome de Ricardo Ayres (Republicanos-TO), mas o designado para a função acabou sendo o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).

Fraudes no INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?