Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

CPMI do INSS ouve contador de empresas envolvidas em fraudes nesta 5ª

Colegiado também deve analisar 479 requerimentos que solicitam convocações, informações e documentos de diferentes órgãos públicos

27/11/2025 02:00
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
CPMI do INSS ouve contador de empresas envolvidas em fraudes nesta 5ª

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouvirá, nesta quinta-feira (27/11), a partir das 9h, o contador Mauro Palombo Concílio.

O requerimento para convocá-lo foi apresentado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Segundo o parlamentar, o contador é responsável pela contabilidade de várias empresas que teriam recebido dezenas de milhões de reais em repasses da Amar Brasil, entidade suspeita de envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas.

Há na pauta do colegiado, ainda, 479 requerimentos que solicitam convocações, informações e documentos de diferentes órgãos públicos. Entre as instituições envolvidas, estão a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Casa Civil da Presidência da República e a Dataprev.

Um dos pedidos foi apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC), que requer à Polícia Federal a lista de senadores e deputados federais citados na Operação Sem Desconto ou incluídos em inquéritos sobre descontos irregulares em benefícios previdenciários.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Fraudes no INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.