metropoles.com

CPI da Covid: Senado aciona STF para manter investigação contra Bolsonaro

Advocacia do Senado entrou com ação no Supremo Tribunal Federal contra o fim da investigação de Bolsonaro e aliados pela CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
PSol quer impedir Bolsonaro de incentivar uso de remédios sem eficácia contra Covid-19
1 de 1 PSol quer impedir Bolsonaro de incentivar uso de remédios sem eficácia contra Covid-19 - Foto: Divulgação

A advocacia do Senado Federal protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra o arquivamento da investigação contrária a Jair Bolsonaro (PL) a partir do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as ações e omissões no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a CPI da Pandemia.

O colunista Guilherme Amado adiantou no início da semana que os senadores envolvidos na CPI entrariam com uma ação contra o fim da investigação. O documento foi protocolado oficialmente nessa terça-feira (7/3).

A ação é destinada ao ministro do STF Dias Toffoli, que no início do mês atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou a investigação.

Os senadores pedem que se considere a incompetência do STF para o processamento do caso, já que Bolsonaro não teria mais foro privilegiado.

Histórico

Ao final da CPI da Covid, foi orientado o indiciamento de dezenas de pessoas, entre elas o então presidente Bolsonaro, além de pessoas próximas a ele, como o ex-ministro da Casa Civil, general Braga Netto, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Bolsonaro era investigado pela prática do crime de infração de medida sanitária preventiva e crime de epidemia, qualificado pelo resultado morte

No entanto, o Procurador-Geral da República Augusto Aras pediu o arquivamento e defendeu que houve “ausência de mínimos elementos de convicção capazes de suportar a instauração de inquérito ou a deflagração da ação penal”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações