Covid: Queiroga promete ação de testagem nas capitais em 15 de setembro

Programa de testagem em massa contra o coronavírus é prometido pelo governo federal desde maio deste ano. Planos ainda não saíram do papel

atualizado 03/09/2021 12:42

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, fala com à imprensa sobre a saída do governo 5 Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu realizar uma ação de testagem em massa, em todas as capitais do país, no dia 15 de setembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3/9).

O programa de testagem em massa contra a Covid-19 é prometido pelo governo federal desde maio deste ano. Os planos, no entanto, ainda não saíram do papel.

No dia 14 de agosto, Queiroga anunciou a compra de 60 milhões de testes de antígeno junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o governo fez um evento-piloto de testagem em massa na Feira dos Importados, local de grande circulação de pessoas no Distrito Federal.

Na ocasião, o ministro informou que as outras unidades da Federação receberiam testes em um período de até 30 dias. O prazo foi finalizado, mas a entrega dos testes não se concretizou.

Em entrevista à rede de televisão CNN nesta sexta-feira, Queiroga disse que o governo prepara uma grande ação nacional na segunda quinzena deste mês.

“O plano [de testagem] já foi aprovado a nível Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Já adquirimos 60 milhões de testes rápidos de antígenos na Fiocruz, e nós já começamos com pilotos. E agora, a partir do dia 15 de setembro, vamos fazer uma grande ação em capitais do Brasil”, afirmou.

0
Evento piloto

Cerca de 200 voluntários participaram da ação no Distrito Federal. Com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde pretende adquirir cerca de 60 milhões de testes por mês. Desses, 4 milhões serão distribuídos aos estados nos próximos 15 dias.

Com tendas espalhadas pelo estacionamento da feira, técnicos do Ministério da Saúde realizaram as etapas de triagem e aplicação dos testes em pessoas que passavam pelo local.

O exame aplicado é de antígeno, que tem resultado divulgado entre 15 e 20 minutos. Após a liberação do resultado, os técnicos orientam os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus.

Mais lidas
Últimas notícias