metropoles.com

Covid: Queiroga vai a feira de Brasília para evento piloto de testagem em massa

O evento ocorreu na Feira dos Importados, local com grande circulação de pessoas no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Médico Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do Brasil
1 de 1 Médico Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do Brasil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou neste sábado (14/8), ao lado da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, de um evento piloto para avaliar o funcionamento do Programa Nacional de Testagem em Massa contra a Covid-19.

A realização de exames em massa para detectar o coronavírus foi anunciada pelo governo federal em maio, mas ainda não havia saído do papel.

O evento ocorreu na Feira dos Importados, local com grande circulação de pessoas no Distrito Federal. Cerca de 200 voluntários participaram da ação. Com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde pretende adquirir cerca de 60 milhões de testes por mês. Desses, 4 milhões serão distribuídos aos estados nos próximos 15 dias.

Com tendas espalhadas pelo estacionamento da feira, técnicos do Ministério da Saúde realizaram as etapas de triagem e aplicação dos testes em pessoas que passavam pelo local.

O teste aplicado é de antígeno, que tem resultado divulgado entre 15 e 20 minutos. Após a liberação do resultado, os técnicos orientam os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus.

“Aqui em Brasília é um piloto do que será feito no Brasil. A nossa meta é ampliar a testagem em pacientes assintomáticos, porque poderemos detectar os casos positivos e fazer o isolamento”, explicou Queiroga.

O ministro não deu um prazo para que o programa seja oficialmente implementado nos estados e municípios, mas disse que os gestores locais poderão replicar a estrutura utilizada no evento piloto.

Atraso e questões operacionais

Com atraso para o início, o programa de testagem enfrentou uma série de problemas operacionais durante o desenvolvimento.

Pontos como a estrutura dos centros de testagem em locais de grande circulação, a entrega do resultado dos testes e o descarte do material biológico coletado prolongaram as discussões das equipes responsáveis pela elaboração do plano.

Todas essas questões foram debatidas nas reuniões semanais da Comissão Intergestores Tripartite, com participação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?