metropoles.com

Covid: pela primeira vez, nenhuma região de GO aparece em calamidade

Atualização semanal do Mapa de Risco da pandemia, no estado, apresenta 16 regiões em situação de alerta e duas em nível crítico

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
mapa de gravidade da pandemia em goiás
1 de 1 mapa de gravidade da pandemia em goiás - Foto: Reprodução

Goiânia – Pela primeira vez, desde que começou a ser feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SESGO), em fevereiro deste ano, o Mapa de Risco da pandemia, em Goiás, não aponta nenhuma região em nível de calamidade.

A atualização da classificação, realizada semanalmente, apresenta, desta vez, 16 regiões em nível de alerta, na cor amarela, e duas regiões (Rio Vermelho e Entorno Sul do Distrito Federal) em situação crítica, na cor laranja.

No início de abril deste ano, todas as 18 macrorregiões chegaram a ficar na cor vermelha, ou seja, na classificação máxima de risco da pandemia (calamidade).

0

Nas últimas semanas, a cada atualização, o mapa veio apresentando melhora do quadro, possível relação com o avanço da vacinação contra a Covid-19, em Goiás.

A edição anterior do mapa trazia ainda três regiões em nível de calamidade (Rio Vermelho, São Patrício II e Oeste II). Além disso, eram sete regiões em nível de alerta e oito em situação crítica.

Critérios de classificação

A classificação é feita a partir de alguns critérios como: incidência de casos, variação da mortalidade, velocidade de contágio, solicitação de leitos de UTI da Covid, taxa de ocupação de leitos de UTI públicos e privados.

Goiás vive, atualmente, o melhor contexto do ano no que se refere às taxas de ocupação das UTIs reservadas para tratar pacientes com Covid. Em março deste ano, 384 pessoas chegaram a ficar na fila de espera, devido à ocupação total dos leitos disponíveis.

Nesta segunda-feira (13/9), conforme os dados atualizados em tempo real pela SESGO, 50% dos leitos na rede estadual estão ocupados. É o menor índice registrado em 2021. Às 11h, havia 10 pessoas na fila aguardando por encaminhamento para algum leito de UTI.

Variante delta inspira cuidados

A situação no Estado ainda inspira alerta, em razão do avanço dos casos relacionados à variante Delta, principalmente em razão do contexto de transmissão comunitária.

Apesar da vacinação, que já imunizou 62,54% da população goiana com a primeira dose e 30,26% com dose única ou as duas doses de alguma vacina contra a Covid, as autoridades de saúde seguem preocupadas com o quadro.

Goiás registrou até esta segunda-feira 22.945 mortes por Covid-19 e já contabilizou 837.512 casos da doença. Neste mês, foi iniciada a aplicação da dose extra da vacina em idosos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?