metropoles.com

Covid: cidade goiana vacina a partir de 28 anos e causa aglomeração

Moradores de São João da Paraúna chegaram a levar colchões e cobertas para passar a noite na fila

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Tv Anhanguera
goias aglomeração fila vacina
1 de 1 goias aglomeração fila vacina - Foto: Reprodução/Tv Anhanguera

GoiâniaA diminuição da idade na vacinação contra Covid-19 para 28 anos, no município de São João da Paraúna, a 150 km da capital goiana, causou aglomeração e uma fila enorme durante a madrugada desta quarta-feira (9/6). Imagens feitas por moradores mostram várias pessoas que passaram a noite na calçada da unidade de saúde, esperando pela primeira dose da vacina.

As senhas começaram a ser distribuídas para os moradores na Unidade Básica de Saúde Solon Amaral, às 7h40. No entanto, as primeiras pessoas da fila estavam no local desde às 19h30 do dia anterior. Alguns chegaram a levar colchões e cobertas para se acomodar na frente da UBS. 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosineirde Alves, a cidade de São João da Paraúna tem, atualmente, 1.478 moradores acima de 18 anos. Desses, 899 já receberam a primeira dose da vacina e, outros 320, já receberam o reforço. A titular da pasta estima que em aproximadamente 15 dias toda a população adulta do município já terá sido vacinada.

“Chegamos nessa idade tão rápido porque nossa população é pequena e porque recebemos uma quantidade significativa de doses nos últimos dias. Se continuarmos recebendo a mesma quantidade, creio que dentro de 15 dias nós iremos atingir toda a população acima de 18 anos”, disse Rosineide ao portal G1.

Conforme explicação da secretária, no município, além dos adultos, ainda estão sendo vacinados aqueles que já podem tomar a segunda dose do imunizante. Segundo ela, todos os outros grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde, segurança pública e profissionais de educação, já foram imunizados.

goias fila em ubs
Pessoas chegaram a levar colchões para passarem a noite na fila aguardando a vacinação
Aglomeração

Sobre a aglomeração de pessoas e a enorme fila formada na unidade de saúde, Rosineide afirmou que o município orientou a população a usar máscara de proteção facial no momento de receber a vacina, além de só manter contato físico com pessoas do convívio diário.

Coronavírus

De acordo com dados do município, atualizados na manhã desta quarta-feira (9/6), desde o início da pandemia, São João da Paraúna registrou 78 casos de Covid-19 e três pessoas morreram.

Já em todo o estado de Goiás, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), foram registrados 630.474 casos de infecção pelo coronavírus, com 17.718 óbitos confirmados.

Em relação a vacinação, a pasta estadual aponta que 1.610.738 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 665.961 já tomaram as duas doses do imunizante.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?