Covid: Brasil teve em 2022 uma morte por dia de criança com até 5 anos
Vacinação da faixa etária caminha a passos lentos, apesar de a Anvisa já ter autorizado a aplicação dos imunizantes
atualizado

Dados analisados pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), formado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), mostram que a cada dia de 2022 o Brasil registrou uma morte de criança entre 6 meses e 5 anos de idade por Covid-19.
Foram 314 óbitos entre os dias 1º de janeiro e 11 de outubro. A pesquisa utilizou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim) e considera mortes que têm a Covid-19 como causa básica ou associada.
“Com vacinas disponíveis, podemos considerar a Covid-19 uma doença imunoprevenível. Isso significa que essas mortes podem ser evitadas com uma política pública de vacinação em massa”, destaca Patricia Boccolini, coordenadora do Observa Infância.
O Observa Infância também ressalta que apenas 7 em cada 100 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 no país. “Do total de 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, somente 1.083.958 tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 403.858 completaram a imunização com a segunda dose”, aponta a Fiocruz.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso emergencial da Coronavac em crianças de 3 e 4 anos em 13 de julho. Em 16 de setembro, aprovou também a aplicação do imunizante pediátrico da Pfizer em bebês e crianças de seis meses a 4 anos. O Ministério da Saúde, porém, só autorizou a vacinação dos indivíduos da faixa etária que apresentem comorbidades.