metropoles.com

Covid: Belém detecta subvariante da Delta; prefeitura alerta população

A AY.33 já foi encontrada em mais de 20 países e foi identificada após sequenciamentos de amostras de moradores da capital do Pará

atualizado

Compartilhar notícia

Robson Valverde/SES-SC
laboratório
1 de 1 laboratório - Foto: Robson Valverde/SES-SC

A Secretaria de Saúde de Belém (PA) comunicou nessa sexta-feira (22/10) que um novo tipo da Covid-19 circula na cidade. É uma mutação da variante Delta chamada AY.33. Ainda não há estudos definitivos sobre o seu grau de transmissibilidade.

Essa nova variante foi detectada após o sequenciamento de 116 amostras de pacientes de Belém pelo Departamento de Vigilância à Saúde, em parceria com o laboratório de Genética Humana e Médica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (Ufpa).

A AY.33 já foi identificada em mais de 25 países. Estudos indicam que ela surgiu na Bélgica ou no norte da África.

O presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria, Salmo Raskin, disse ao Globo que a nova variante deve ser monitorada, mas que ela não deve ser um risco para o país, já que não provocou novas ondas de contaminação nos países em que está presente.

A Agência Belém divulgou um comunicado da Secretaria de Saúde de Belém em que informa que a AY.33 pode não ser detectada em testes rápidos e RT-PCR. Já o geneticista Raskin afirmou que o diagnóstico não é prejudicado.

Notificação imediata

A Secretaria de Saúde de Belém orientou que as unidades de saúde fiquem atentas ao atendimento de casos suspeitos de Covid-19, notificando imediatamente os casos confirmados e suspeitas de pessoas que vieram de outros estados ou países.

O órgão reiterou a importância do isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou no período de transmissão da doença, além do distanciamento social, uso obrigatório de máscara e lavagem frequente das mãos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?